Irmãos são eletrocutados e morrem ao soltar pipa

Vídeo que circula na Internet mostra fio de alta tensão sobre o corpo dos menores de idade - (Foto: Reprodução)



Um adolescente e uma criança morreram eletrocutados enquanto soltavam pipa no fim da tarde desta segunda-feira (13), na comunidade da Cerâmica, em São Gonçalo (RJ). Adolescente e a criança, de 14 e 2 anos respectivamente, eram irmãos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os meninos foram atingidos por um cabo de alta tensão e não resistiram ao choque elétrico. De acordo com relatos, os dois brincavam de empinar pipa com outros três irmãos perto de casa, em um campo de futebol no bairro Porto do Rosa.

Em seguida, fio elétrico de alta tensão teria soltado do poste e caiu em cima do menino, de 2 anos. O irmão mais velho então foi tentar resgatar a criança e também foi eletrocutado. O quartel dos bombeiros foi acionado para socorrer os irmão e, após os primeiros socorros, as vítimas ainda foram encaminhadas ao hospital Alberto Torres, no Colubandê.

Os corpos do adolescente e da criança foram levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó. Os outros três irmãos não registraram ferimentos. Parentes das crianças estão no local para fazer a liberação dos corpos.

O caso está sendo investigado pela 73ª DP (Neves), em São Gonçalo.

Enel lamenta

Em vídeo que circula na internet e nas redes sociais, é possível ver o fio de alta tensão sobre o corpo dos irmãos no momento do choque. Pessoas ao fundo aparecem gritando, em desespero, no decorrer da gravação.

Em nota, a Enel Distribuidora Rio, concessionário responsável pela distribuição de energia na região, afirma “lamentar profundamente” o caso e que chegou a enviar uma equipe para a comunidade, que foi os técnicos foram impedidos de acessar o local.

“Por medida de segurança, a concessionária interrompeu o fornecimento de energia no local remotamente. A concessionária acrescenta que vai prestar apoio aos envolvidos e seus familiares, enquanto apura as circunstâncias do acidente”, diz a nota.

De acordo com a rádio carioca 96.5 Tupi FM, a família dos irmãos reclamou com a Enel e relatou que a fiação estava comprometida desde as últimas chuvas e os ventos fortes. Segundo eles, os meninos não utilizaram ‘linha chilena’ (acessório para empinar pipa que tem poder de corte quatro vezes maior que o cerol) e que as crianças usavam uma linha comum para brincar.