Irã diz que diplomata desaparecido na Arábia Saudita está vivo

Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Irã diz que diplomata desaparecido na Arábia Saudita está vivo

O Irã afirmou nesta quarta-feira (11) que seu ex-embaixador em Beirute, desaparecido durante o tumulto ocorrido na peregrinação à Meca, no final de setembro, está vivo e pediu que a Arábia Saudita o devolva "vivo".

"As informações que dispomos indicam que (Ghazanfar) Roknabadi segue vivo e pedimos à Arábia Saudita que nos entregue vivo" no Irã, afirmou o vice-chanceler iraniano Hossein Amir Abdolahian, em entrevista à televisão árabe Al-Mayadeen.

Ghazanfar Roknabadi, de 49 anos, foi embaixador em Beirute entre 2010 e 2014, um cargo sensível, devido às estreitas relações entre Teerã e o movimento xiita libanês Hezbollah, a guerra na Síria e a proximidade de Israel, que faz fronteira com o Líbano mas inimigo do Irã.

Nestas últimas semanas, alguns meios de comunicação fizeram alusão a um possível sequestro de Roknabadi após a debandada que deixou em 24 de setembro pelo menos 2.236 mortos, 464 deles iranianos, de acordo com uma contagem da agência France Presse.

O Irã recuperou a maioria dos cadáveres de seus cidadãos, mas quinze ainda estão desaparecidos, como Roknabadi.

As relações entre o Irã xiita e a Arábia Saudita sunita pioraram nos últimos meses.

Os dois países se opõem não só na Síria – Teerã apoia o regime de Bashar al-Assad e Riad os rebeldes – mas também no Bahrein, Iêmen e no próprio Líbano.

+ Acessados

Veja Também