IPVA 2021: saiba como consultar o valor do seu veículo

Mais de 180 mil contribuintes foram inseridos na dívida ativa por não pagar IPVA 2019 em MT
Tchélo Figueiredo - Secom/MT

IPVA 2021: saiba como consultar o valor do seu veículo

O ano de 2020 está acabando e, se você tem um veículo, provavelmente já sabe o que isso significa: é hora de aprender como consultar o IPVA do seu veículo em 2021. Esse conhecimento é importante pois esse é um dos principais impostos na vida do brasileiro e as consequências de ter um IPVA atrasado são muito negativas. Portanto, é importante saber como fazer essa consulta para colocar a sua vida em dia.

O IPVA de 2021 começará a ser cobrado na segunda quinzena de janeiro e provavelmente irá até março de 2021, uma vez que o pagamento costuma ser dividido em 3 parcelas. No entanto, como sempre, o valor poderá ser pago de uma só vez, o que gera descontos significativos dependendo do estado em que o motorista esteja. Portanto, é essencial entender como consultar o valor do tributo para poder se planejar e pagá-lo em uma cota única ou parcelado no ano que vem.

Quer aprender como consultar o IPVA do seu veículo em 2021? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como consultar IPVA do seu veículo em 2021

O IPVA é um imposto estadual, mas que é cobrado no Brasil inteiro. Isso significa que ele é definido e gerenciado por todos os governos estaduais, cada um com as suas diretrizes específicas.

Desse modo, se você quer saber como consultar o IPVA do seu veículo, deverá entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Basta digitar “Secretaria da Fazenda + seu estado” no Google e você encontrará o site.

Uma vez lá, procure pela seção do IPVA e pela opção de consulta do valor do imposto. Provavelmente há um campo para pesquisa, onde é possível verificar o valor do tributo com base no Renavam do automóvel (o Renavam é um documento de identificação dos carros, como se fosse um RG deles).

Além de ver o valor do IPVA que será cobrado em 2021, ainda é possível verificar várias informações interessantes. A primeira delas é a data de pagamento do imposto. Afinal, as Secretarias da Fazenda já começaram a definir o calendário do IPVA em 2021.

O padrão, pelo visto até agora, é que os pagamentos comecem a acontecer na segunda quinzena de janeiro. Isso significa os dias 16, 17 e 18 de janeiro como os primeiros para o pagamento do IPVA, de acordo com vários estados.

Além disso, alguns estados optam por separar o pagamento do IPVA em cotas únicas ou parcelas mensais, ou seja: ou você paga o IPVA de uma vez só ou parcela o imposto em 3 meses.

A segunda coisa interessante a verificar no site da Secretaria da Fazenda é se há algum outro débito atrelado ao seu automóvel, como uma multa ou imposto atrasado. Isso permite que você consiga quitar as dívidas e ficar em dia com seus compromissos.

Qual é o valor do IPVA no ano que vem?

O valor do IPVA nunca é fixo e varia de carro para carro, de estado para estado e de tipo de automóvel para tipo de automóvel. Cada região tem as suas regras e cobra as suas alíquotas. Portanto, é difícil dizer quanto você pagará de IPVA em 2021.

Dito isso, existem algumas diferenças específicas nessa área. Por exemplo, o cálculo do imposto é sempre feito sobre o valor venal do automóvel. Isso significa que carros novos pagarão mais do que seminovos e estes, por consequência, mais do que carros usados.

O valor venal é o valor do carro calculado pela Receita Federal, usando como base dados do levantamento da FIPE. Ele serve para o cálculo de imposto sobre os automóveis, além de declaração de patrimônio e muito mais.

Depois de achar o valor venal de um carro, basta jogar a alíquota de IPVA definida pelo estado sobre esse montante para descobrir quanto se pagará de imposto em um determinado ano.

Por exemplo, suponha que o valor venal do seu carro é de R$25.000 e o estado definiu uma alíquota de 4% para o seu tipo de automóvel. Isso significa que o seu IPVA será de R$1.000,00.

Existe forma de pagar o IPVA atrasado?

Sim, existe. Caso o seu IPVA esteja atrasado, é só entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e consultar pelos débitos do seu automóvel. Aparecerá o IPVA listado lá e a possibilidade de emitir uma guia de pagamento.

No entanto, não será possível parcelar a dívida. Para fazer isso, você precisará pagar o IPVA via um despachante, que pagará o seu imposto e então parcelará o empréstimo com você incluindo juros.

Agora que você já aprendeu como consultar o IPVA do seu veículo em 2021, é hora de colocar essa informação em prática e fazer a consulta para poder se planejar para pagar o imposto no próximo ano. Lembre-se de que o começo do ano costuma ter também o IPTU, além do IPVA, e que esses impostos podem pesar em uma época que é tradicionalmente pouco movimentada do ponto de vista financeiro.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

+ Acessados

Veja Também