Investidores apresentam a Taques projeto para instalação de um complexo industrial em Vera

Redação PH

Redação PH

segurança pública e desenvolvimento da região oeste foram prioridades de wancley em 2015

Investidores apresentam a Taques projeto para instalação de um complexo industrial em Vera

O deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) e o empresário mato-grossense Moacir Giacomelli acompanharam os investidores argelinos Paulo Hegg e Adam Iskounen, diretores nacional e internacinal, respectivamente, do grupo Multissetorial Cevital, a uma reunião com o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, para a apresentação do projeto de implantação de um complexo agroindustrial no município de Vera.

Os investimentos, na ordem de R$ 1 bilhão, serão aplicados na produção de biodiesel do milho e seus subprodutos e no esmagamento de grãos, gerando três mil empregos, entre diretos e indiretos. A implantação está prevista em três etapas, com duração entre três e cinco anos para seu desenvolvimento.

Receptivo ao projeto que abrirá as portas para um novo mercado, a região norte do continente africano, o governador apresentou aos empreendedores o Desenvolve MT, uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, responsável pela atração de novos investidores para Mato Grosso e que terá como principal objetivo desburocratizar o processo de implantação.

“O Estado não pode ser um atrapalhador. Criamos uma empresa dentro da Sedec para agilizar a criação de grandes empreendimentos, atuando na emissão de licenças ambientais, na documentação junto à Secretaria de Fazenda e todo processo de implantação, dentro da legalidade, é claro.”, destacou o governador, que aceitou o convite dos empresários para ir a Argélia conhecer a sede da empresa.

O deputado Dilmar Dal’ Bosco destacou que a escolha do município deve-se à interferência do empresário verense Moacir Giacomelli, que conseguiu convencer os investidores sobre a posição geográfica estratégica do município, diante da intenção dos argelinos de vir a Mato Grosso para ficar mais próximo a produção agrícola, uma vez que o grupo compra hoje cerca de US$ 1,5 bilhão de dólares em grãos das trades que operam no Brasil.

“O grupo já compra hoje do Brasil 1,5 bilhão de dólares por ano, em soja, milho, açúcar e equipamentos rodoviários e chegou a conclusão de que deveriam estar mais próximo da produção, decidindo pela implantação de uma unidade em Mato Grosso, referência no plantio de grãos. Neste sentido o convencimento de Moacir Giacomelli foi imprescindível para a escolha de Vera como sede”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, afirmou que o projeto do Cevital ‘casa’ com o processo de desenvolvimento que o governo espera para Mato Grosso e destacou três pontos essenciais, sendo o primeiro deles o valor agregado ao produto local, já que, ao contrário das trades, os grãos serão industrializados em Mato Grosso.

A escolha do município de Vera é outro ponto destacado pelo titular da Sedec, que pontuou o avanço econômico e social que a indústria trará para aquele município e as cidades circunvizinhas. Por fim, ele reforçou a abertura de mercado para o mediterrâneo, com a comercialização de produtos com países da região norte da África.

“Estamos de portas abertas para a implantação desse complexo e ajudaremos no que for necessário, desde a questão dos incentivos fiscais, até mesmo no apoio para linhas de financiamento junto ao FDCO. Trata-se de um projeto enorme e que, ao contrário de outros grupos, não se apegou aos grandes centros urbanos, mas decidiu por uma região com potencial de expansão, tanto na parte logística quanto na humana e tecnológica”, concluiu.

+ Acessados

Veja Também