Inteligência artificial vence campeão europeu Go, jogo de estratégia chinês

Redação PH

Redação PH

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

Inteligência artificial vence campeão europeu Go, jogo de estratégia chinês

A inteligência artificial acaba de atingir um ponto muito importante: um sistema informático derrotou o campeão europeu de Go, um jogo de estratégia intuitiva e muito complexo, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.

Mas a máquina ainda vai testar sua força em março, em Seul, quando disputará contra o melhor jogador do mundo, o sul-coreano Lee Sedol, de 32 anos.

Em outubro, o programa AlphaGo, desenvolvido pela Google DeepMind, derrotou em Londres por 5 a 0 Fan Hui, um jogador profissional chinês instalado na França e considerado como o melhor da Europa, segundo a Nature.

"É a primeira vez que um jogador profissional perde uma partida" para uma máquina, constatou a Associação Britânica de Go, saudando "um avanço importante" da inteligência artificial.

Jogo de origem chinesa extremamente antigo, o Go é jogado por dois, com pinos (pedras) pretos e brancos que são colocados nas interseções de uma tabuleiro quadriculado (goban). O objetivo é ocupar tanto espaço quanto possível, gradualmente, bloqueando os peões do adversário e capturando-os.

"As regras são muito simples", mas "trata-se talvez do jogo mais complexo já inventado pelo homem", ressaltou Demis Hassabis, co-fundador e diretor-executivo da DeepMind, durante coletiva de imprensa organizada pela Nature.

"Agora temos de mostrar que somos capazes de bater o melhor jogador do mundo" da última década, Lee Sedol, disse David Silver, também da Google Deepmind.

+ Acessados

Veja Também