Instituto de ortopedia lança campanha emergencial para doação de sangue

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Instituto de ortopedia lança campanha emergencial para doação de sangue

Em decorrência do baixo registro de doadores nesta época do ano, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) lançou uma campanha emergencial de doação de sangue.

A entidade, que é referência nacional no atendimento de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), realiza diariamente 50 cirurgias ortopédicas, em média. A maior parte dos casos exige transfusões, como as cirurgias de fratura de quadril e de coluna, bem como casos de tumores ósseos.

De acordo com a coordenação do HemoInto, banco de coleta e processamento de sangue existente no Into, no momento são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos para manter o bom funcionamento assistencial. Com uma necessidade diária de aproximadamente 30 doadores, o instituto registra, desde dezembro, um comparecimento muito abaixo desta meta.

Doação

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de estar saudável e alimentado. Os maiores de 60 anos precisam ter doado pelo menos uma vez anteriormente. O doador deve evitar alimentos gordurosos três horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

É necessário um intervalo entre as doações de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano, e de 90 dias para as mulheres, com o máximo de três doações por ano.

O HemoInto funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h. O endereço é Avenida Brasil, 500, 1º andar, bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Os interessados podem obter mais informações pelos telefones:(21) 2134-5067e 2134-5289.

+ Acessados

Veja Também