Instituições sociais recebem doações de peixes apreendidos em operações da Sema

Instituições sociais recebem doações de peixes apreendidos em operações da Sema
Haillyn Heiviny/ Gcom-MT

Instituições sociais recebem doações de peixes apreendidos em operações da Sema

A fiscalização desta quinta-feira (22) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Santo Antônio do Leverger, no distrito de Pantanalzinho, apreendeu 1,3 tonelada de pescado já descaracterizado, pronto para consumo, que foi doado para 16 instituições sociais de Cuiabá.

Uma fila de representantes dessas instituições se formou no pátio da secretaria para buscar as doações de filés de pescado que já tinham passado pelo processo de verificação de quantidade e peso, para os autos do processo, e também observação da qualidade da carne para o consumo.

“Comemos peixe uma ou duas vezes ao ano quando conseguimos doações, como esta da Sema. Estamos passando por uma crise, por isso é importante a contribuição da Sema conosco para ter uma alimentação saudável”, disse José Fernandes, colaborador do Instituo dos Cegos de MT, que atende aproximadamente 300 pessoas e serve quatro refeições diárias.

O peixe é um alimento de alto valor nutritivo com elevado níveis de proteína, minerais, vitaminas e ácidos graxos do tipo ômega 3, que previnem doenças coronarianas e é indispensável para uma dieta saudável e balanceada. “A alimentação das crianças fica rica quando uma doação como essa acontece, é uma novidade na merenda delas”, agradeceu Vanildiely Mazzuchetti, diretora da Creche Vó Cristina, localizada no Jardim Mossoró, na região do Coxipó.

As instituições que recebem doações da Sema solicitam ajuda por meio de ofícios. As operações de apreensão são tanto de rotina, como de denúncia, muitas delas em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental. “O alimento é destinado para locais que realmente necessitam”, destaca o superintendente de Fiscalização, Paulo César Gomes.

Feliz com a doação, Adeir de Jesus, membro da Associação Amigos da Criança com Câncer, disse que o peixe vai entrar no cardápio semanal das crianças atendidas pela AACC. “É um alimento necessário e indicado pelos médicos, mas a casa vive de doação e para comprar fica muito caro. Essa doação é muito bem-vinda”.

A pesca no período proibitivo é crime ambiental, por isso a Sema intensifica as operações de fiscalização. Nos casos flagrados, é aplicado multa e os envolvidos respondem a processo administrativo e são encaminhados à delegacia de polícia. Todos os materiais apreendidos, além dos peixes, como rede, freezer e até automóveis são encaminhados à Secretaria.

Instituições contempladas

As 16 instituições contempladas, que receberam entre 60 a 80kg de peixe, foram: Santa Casa de Misericórdia, Instituto dos Cegos de Mato Grosso, Associação Comunitária Bairro Jardim Paulista, Creche Vó Cristina, Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC), Creche Estadual Maria Eunice Barros, Creche Municipal Laís Martins, Creche Municipal Professor Aecim Tocantins, Asilo Santa Rita, Instituto Atitude, Paróquia Nossa Senhora da Guia, Creche Josefa Catarina de Almeida, Apae Cuiabá, Casa de Apoio Esperança, Creche Falcãozinho e Associação Promoção Humana e Social.

+ Acessados

Veja Também