Instalação de Universidade de Rondonópolis terá acompanhamento do Senado

Redação PH

Redação PH

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

Instalação de Universidade de Rondonópolis terá acompanhamento do Senado

O Senado Federal vai acompanhar de perto o processo de instalação da Universidade Federal de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso. A Comissão Senado do Futuro aprovou nesta terça-feira, 3, requerimento feito pelo líder do Partido da República, senador Wellington Fagundes, para que seja realizada uma audiência pública na cidade de Rondonópolis (MT), com o objetivo de debater com a comunidade a implementação da UFR.

Wellington ressaltou que esse acompanhamento é a melhor forma de envolver a sociedade rondonopolitana com o tema. “Uma maneira de aproximar alunos e professores para que no momento da sanção presidencial já tenhamos dado os passos para estruturá-la”, afirmou. Segundo ele, isso ajudará a nascer algo “forte e representativo, inclusive com apoio dos parlamentares do Congresso”.

Devem participar do encontro o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), vice-presidente da Comissão e também ex-reitor da Universidade de Brasília; a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Lúcia Cavalli Neder, a reitoria eleita da UFMT, Myriam Serra, o pró-reitor do campus de Rondonópolis Javert Melo, lideranças políticas e entidades de classe.

Há algumas semanas, nas redes sociais, algumas pessoas questionaram quanto aos recursos para o campus de Rondonópolis. Wellington tranquilizou ao afirmar que a criação da UFR não prejudica a verbas repassada à sede da UFMT em Cuiabá, da qual era vinculado o campus do município.

“A UFR receberá parte do orçamento do Ministério da Educação. Desta forma, Mato Grosso só tem a ganhar, recebendo mais investimentos para o setor. O que significa mais oportunidade de vagas, novos cursos e mais incentivos à educação do Estado", explanou.

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmou no mês passado que, havendo a emancipação em tempo hábil, os alunos que forem selecionados no próximo Enem já poderão se matricular na UFR. Estão previstas 22 vagas de graduação: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Administração, Ciências Contábeis, Economia, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação e Administração (modalidade EAD).

+ Acessados

Veja Também