Instagram e WhatsApp devem mudar de nome, diz site

Instagram e WhatsApp devem mudar de nome, diz site
Pixabay

Instagram e WhatsApp devem mudar de nome, diz site

Os aplicativos WhatsApp e Instagram vão mudar de nome, de acordo com notícia divulgada pelo site The Information. A porta-voz do Facebook Bertie Thompson confirmou à publicação que os nomes serão alterados para deixar claro aos usuários quais serviços e produtos fazem parte da empresa de Mark Zuckerberg.

Os novos nomes serão WhatsApp para Facebook e Instagram para Facebook, que só serão vistos ao abrir o aplicativo para fazer login e também nas vitrines nas lojas de apps (Play Store e App Store). Não haverá alteração nos ícones que ficam disponíveis nas telas dos celulares.

Duas pesquisas feitas em 2018 pelo site de busca DuckDuckGo mostraram que a maioria dos americanos não sabia que o Facebook era dono do Instagram e do WhatsApp. Até então, a empresa preferia manter a operação independente dos aplicativos – o que permitiu que essas não fossem afetadas pelas recentes polêmicas sobre as políticas antifraude da rede social. A publicação disse ainda que a autonomia delas era tão grande que até os colaboradores receberam a notícia com certo espanto.

De acordo com o The Information, o fato de que o crescimento dos aplicativos não estava sendo devidamente creditado ao Facebook estava incomodando o CEO do grupo, Mark Zuckerberg. Ele decidiu unificar ainda mais os aplicativos aos anunciar recentemente que será feita uma fusão entre os chats dos três, permitindo aos usuários manterem as conversas usando o app de sua preferência.

Thompson disse ainda que essas ações deixariam claro aos usuários que o Instagram e WhatsApp fazem parte do grupo Facebook.

Esse tipo de ação que visa reestruturar o posicionamento das marcas são conhecidas como branding e é comum acontecer como estratégia de marketing. Quando uma empresa passa por momentos de crise de imagem, como a que o Facebook está vivendo agora, é possível entender a necessidade de se reforçar a marca para garantir sua credibilidade.

De acordo com o site UniversoDeles, no Brasil, a maior parte dos usuários das redes sociais também desconhece o fato de que o WhatsApp e o Instagram pertencem ao Facebook.

Alguns usuários chegam a buscar, no próprio site, informações sobre a negociação entre essas empresas.

Empresa fez aquisições bilionárias de Instagram e WhatsApp

Em 2012, o Facebook fez sua primeira aquisição, o aplicativo Instagram, que até então funcionava apenas para o compartilhamento de fotos. O valor pago à época foi de US$ 1 bilhão. Desde que foi incorporado à empresa de Zuckerberg, o app ganhou uma série de funcionalidades – como stories, resposta aos comentários, direct messages, IGTV – e se tornou muito popular. Em 2018, o Instagram já valia 100 vezes mais do que o valor da compra, segundo a Bloomberg Intelligence.

Muitos apontam o Instagram como o possível sucessor do Facebook, que continua tendo o maior número absoluto de usuários ativos – já são cerca de 2,3 bilhões. Nos Estados Unidos o Facebook já parou de crescer, enquanto o Instagram cresce numa velocidade surpreendente e já tem 1 bilhão de usuários ativos.

Para adquirir o WhatsApp, o Facebook precisou desembolsar o valor de US$ 22 bilhões. Em se tratando de fotos e vídeos compartilhados, ele tem uma presença duas vezes maior que a rede social Facebook, segundo dados da KPCB. O app ampliou o número de usuários para 1,6 bilhões, mas ainda não deu um lucro relevante.

+ Acessados

Veja Também