Inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam às 23h59 desta sexta-feira (22).O programa, uma parceria do governo federal com instituições privadas de ensino superior, já concedeu mais de 1,7 milhão de bolsas desde a sua criação, em2004.

Nesta edição, o programaultrapassou a marca de 1,3 milhão de candidatos às 203.602 bolsas oferecidas em universidades particulares. Até as 19h dessa quinta-feira (21), o sistema registrou 1.304.995 de inscritos e 2.523.787 inscrições, uma vez que cada candidato pode indicar até duas opções de curso.

No momento da inscrição, nosite do Prouni,será necessário informar o número da inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções de cursos. Será considerada válida apenas a última inscrição confirmada.

Oferta de bolsas

Este ano, os cinco cursos que oferecem o maior número de bolsas são as engenharias, a administração, pedagogia, o direito e as ciências contábeis.Medicina, apesar da tímida oferta de vagas pelas instituições particulares, também tem crescido a oferta. Em 2013, 634 bolsas foram oferecidas para medicina e neste ano esse número chegou a 838.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a ampliação da rede privada de educação superior, levando ao aumento do número de bolsas do Prouni. "Quando a gente olha de 2013 pra cá, em praticamente todas as áreas houve uma ampliação importante da oferta de bolsas, o que reflete a expansão da rede particular, que está ampliando sua oferta e junto com ela as bolsas do Prouni para esses cursos", explicou.

Nesta edição, são 30.931 cursos à disposição dos candidatos que fizeram o último Enem, alcançaram o mínimo de 450 pontos na média e não zeraram a redação, entre outros critérios, como não ter diploma de outro curso superior e atender a requisitos de renda.

O Prouni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou, na condição de bolsistas, em escolas particulares. Podem participar ainda pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão. As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada em 12 de fevereiro. O prazo para quem não foi selecionado manifestar o interesse em lista de espera vai do dia 26 ao dia 29 deste mês.

+ Acessados

Veja Também