Inscrições para cursos técnicos do Pronatec terminam na sexta

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Está na reta final a fase de inscrições para cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Restam cerca de 700 vagas para quem deseja ingressar no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) ainda em 2015.

Em Mato Grosso, as inscrições seguem até sexta-feira (18). Nesta última etapa, podem se candidatar estudantes do Ensino Médio, 2º e 3º ano, de escolas públicas e privadas.

As vagas estão disponíveis no Senai-Cuiabá e Senai-Várzea Grande, e também nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Colíder, Nova Mutum, Sinop, Barra do Bugres e Tangará da Serra. Para as vagas da capital a inscrição pode ser feita pelo site do Pronatec. O estudante precisa imprimir a inscrição e levar até a unidade do Senai-Cuiabá. Os candidatos às vagas do interior podem ir direto à unidade do Senai e fazer a matrícula.

Os cursos técnicos são nas áreas de Edificações, Automação Industrial, Eletroeletrônica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Logística, Eletrotécnica, Agroindústria, Análises Químicas, Multimídia, Panificação, Produção de Moda, Açúcar e Álcool, Redes de Computadores, Automação Industrial, Manutenção e Suporte em Informática e Mecatrônica.

Além de todo material didático gratuito, o estudante também terá uma assistência estudantil de R$ 2 por hora/aula, que poderá ser utilizada para transporte ou alimentação. Para a matrícula, candidatos deverão ter em mãos o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e escolaridade.

Entre os cursos técnicos lançados em 2015 estão Multimídia, Agroindústria e Panificação. O estudante de Multimídia terá acesso a disciplinas como a Análise e Construção da Imagem, Animação de Elementos Gráficos, Desenho e Percepção Visual, Desenvolvimento de Interfaces Digitais, Editoração Eletrônica, Metodologia de Projetos e outros. Em Agroindústria as disciplinas envolvem o Controle Ambiental, Estocagem, Expedição e Distribuição, Fundamentos da Inovação, Gestão da Produção Agroindustrial, Qualidade e Segurança dos Alimentos e Pessoas, entre outras.

Já em Panificação, o estudante aprenderá sobre Análise Sensorial dos Produtos, Comunicação Aplicada, Coordenação de Equipes de Trabalho, Fundamentos da Química e Nutrição, Gestão da Qualidade, Microbiologia e Segurança dos Alimentos. Para ter acesso ao conteúdo dos cursos basta acessar o site do Senai-MT (http://www.senaimt.com.br/).