Professores com Licenciatura em Matemática e que têm interesse em participar do Programa Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas devem realizar a inscrição site da inciativa até sexta-feira (28). Uma das exigências é que o profissional tenha experiência mínima de dois anos no exercício da magistratura.
A participação dos docentes prevê a elaboração de conteúdos programáticos a partir da prática de resolução de problemas, trabalhos com grupos de alunos que integram a escola onde ensina ou de instituições próximas. “Acho a iniciativa muito interessante para a escola pública porque ganha o professor e também o aluno”, avalia a docente Ingrid Gomes, que leciona na Escola Estadual Dois de Julho, em Salvador.
Gomes ensina a disciplina há 18 anos e atua na rede pública de ensino há pelo menos 15 anos. Com a vivência em sala de aula, observou que a falta de motivação e de prática ainda são duas grandes dificuldades enfrentadas rumo ao aprendizado pleno.
“Os alunos não têm o hábito de estudar em casa e de fazer tarefas que a gente passa. Quando marcamos um teste, não se preparam anteriormente. Então, a grande dificuldade é a continuação do estudo e, basicamente, o apoio da família”, sinaliza a profissional que é pós-graduada em Ensino da Matemática e em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A OBMEP na Escola será segmentada em duas etapas. A primeira acontecerá em 28 de setembro com a aplicação de uma Prova de Habilitação a fim de auferir o conhecimento do docente na resolução de problemas da disciplinas. São seis questões discursivas, com 3 horas de duração. Os resultados serão divulgados em 26 de novembro.
Os selecionados receberão uma bolsa de Docente do Ensino Básico no valor mensal de R$ 765 para a implementação do programa na escola em que leciona, que poderá ter duração de até três anos com as renovações, a depender da disponibilidade orçamentária do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Os professores receberão formação para aplicar a matemática avançada e, com isto, preparar estudantes para resolverem problemas de maior complexidade na disciplina, inscrevê-los na competição nacional e prepará-los para ambas as fases da OBMEP.