Inmet prevê chuva em todo o país nos próximos 15 dias

Na Região Nordeste, as chuvas devem ser em menor volume de 27 de outubro a 4 novembro

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Mapa, divulgou nesta segunda-feira (19) a previsão do tempo no país entre os dias 19 e 26 de outubro. De acordo com o instituto, a semana deverá ter chuvas em praticamente todo o país.

Na Região Sul, a previsão é de maiores acumulados de chuva no centro do estado do Paraná, que poderão ficar em torno de 80 mm. No Sudeste, não estão descartadas tempestades, com ocorrência de chuva forte, granizo e rajadas de vento, mas as chuvas serão mais escassas no norte de Minas Gerais.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas terão maior volume no norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e leste do estado de Mato Grosso. “Há possibilidade de ocorrência de chuva forte e rajadas de vento em algumas áreas da região”, diz o boletim meteorológico semanal nº 41.




No Norte, os acumulados deverão variar entre 10 e 90 mm no Amazonas, sul do Pará e em Rondônia.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: Inmet

No período de 27 de outubro a 4 de novembro de 2020, “a semana deverá ter chuvas em todo o Brasil, mas em menor volume, na Região Nordeste”.

“Na Região Sul a tendência é de chuvas volumosos especialmente no oeste dos estados da região e, os acumulados podem chegar aos100 mm. A Região Central e também a Região Sudeste deverão ter chuvas intensas, principalmente nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde os acumulados poderão ultrapassar os 120 mm. No Matopiba, as chuvas deverão variar entre 20 e 40 mm, com maior probabilidade de ocorrência em Tocantins e no oeste da Bahia”.

Temperatura

Em relação às temperaturas, haverá pequenas variações no período de 19 a 25 de outubro.

Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 20 de outubro às 6 horas. Fonte: Inmet

>> Veja o Informativo Meteorológico nº 41/2020