Inicialmente em 30 bairros, coleta seletiva começa na segunda em Rondonópolis

inicialmente em 30 bairros, coleta seletiva começa na segunda em rondonópolis

Com antigo anseio da comunidade de Rondonópolis se torna realidade. Durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (21), foi lançada, oficialmente, pela prefeitura de Rondonópolis, por meio do Sanear, a coleta seletiva de lixo. O projeto piloto, que contempla mais de 30 bairros da cidade, já começa a operar na próxima segunda-feira (21), véspera do Dia Mundial da Água.
O lançamento do projeto piloto da coleta seletiva contou com a presença de vereadores e membros da Cooperativa de Catadores – Coopercicla, que funciona há vários anos na cidade. A Coopercicla, que conta com 35 associados, será parceira no projeto.
“A coleta seletiva é um anseio antigo da comunidade que a prefeitura e o Sanear estão implantando agora de forma bem cuidadosa e planejada”, disse o diretor Geral do Sanear, Themis de Oliveira, acrescentando que o projeto piloto servirá para testar no dia a dia o funcionamento da coleta, fazendo as avaliações e os ajustes que se mostrarem necessários. A meta é expandir a coleta, gradativamente, a partir dos resultados alcançados, para os demais bairros.
O coordenador do projeto piloto, engenheiro ambiental do Sanear, Hermes Ávila de Castro, explica que a coleta seletiva será realizada pelo sistema porta a porta. Será feita de segunda a sábado, sendo que cada dia em um dos seis setores, sempre a partir das 7h30.
"É necessário o envolvimento da população, fazendo a separação do lixo, como papelão, plástico e vidro. Após este processo, é preciso colocar na porta para que o caminhão faça a coleta", ressaltou Hermes, acrescentando que mesmo com a implantação da coleta seletiva nos bairros contemplados com o projeto piloto, a coleta convencional está mantida, conforme os dias e horários pré-determinados.
Ele informa que os resíduos recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva à unidade de processamento, onde os catadores da cooperativa farão a triagem e encaminharão o que for reaproveitável para a reciclagem. A unidade foi montada num terreno próximo ao Aterro Controlado da cidade.
A presidente da Coopercicla, Jussineide Correa da Silva, comemorou a implementação da coleta seletiva, pois pode incrementar a renda dos catadores da cooperativa. “Estamos muito felizes com a implantação da coleta seletiva na cidade, que há tanto esperávamos”, afirmou.
Bairros contemplados com a coleta seletiva
21/03 – SETOR 01 – Segunda-feira: Colina Verde, Mariela, Jardim Mato Grosso, Coophalis, Coophacem, Santa Marina, Parte da Vila Aurora -3;
23/03 – SETOR 02 – Quarta-feira: Jardim Mato Grosso e Parte da Vila Aurora -1 e Copa Rondon;
25/03 – SETOR 03 – Sexta-feira: Vila Aurora 2ª Parte, Jd. Paulista, Jd. Beira Rio, Loteamento Kennedy e Jd. São Francisco;
22/03 – SETOR O4 – Terça-feira: Loteamento Jambalaia, Jd. Brasília, Jd. dos Pioneiros, Vila Santo Antônio, Jd. Oliveira e Vila Esperança;
24/03 – SETOR 05 – Quinta-feira: Loteamento Cellos, Prolongamento do Loteamento Cellos, Loteamento Santos Dumont, Jd. Urupês, Bairro Santa Cruz, Loteamento Nossa Senhora Aparecida e Vila Santa Luzia;
25/03 – SETOR 06 – Sábado: Jd. Pindorama 1ª e 2ª Parte, Jd. Santa Marta, Residencial das Violetas, Residencial Quitéria, Residencial das Orquídeas, parte do Monte Líbano e parte do Buriti.