Indústria propõe aprimoramento do licenciamento ambiental em MS

Redação PH

Redação PH

Indústria propõe aprimoramento do licenciamento ambiental em MS

Os conselhos temáticos permanentes de meio ambiente (Coemas) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) entregaram nesta terça-feira (3), ao secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, uma proposta do setor para aprimorar o processo de licenciamento ambiental do estado.

A proposta foi entregue pelo secretário-executivo do Coema da CNI, Shelley Carneiro, e o presidente do Coema da Fiems, Isaías Bernardini.

Segundo Bernardini, ao entregar a publicação, que foi elaborada pela CNI com o apoio dos Coemas de todas as Federações das Indústrias do País, a intenção é colaborar com o governo do estado, por meio das experiências do setor industrial, na modernização e resolução de problemas relativos ao licenciamento ambiental.

“É necessário o aprimoramento e uniformização dos conceitos e regras, bem como o uso de instrumentos que orientem e agilizem o licenciamento ambiental. A intenção é reduzir a subjetividade dos critérios que norteiam a emissão das licenças”, pontuou.

Já o secretário-executivo do Coema da CNI destacou a importância da informatização integrada de todo o sistema para a agilização do procedimento. “Trata-se de aperfeiçoar o licenciamento ambiental para que se torne um instrumento de promoção de um desenvolvimento pautado na sustentabilidade, mais ágil, transparente e eficaz”, argumentou.

Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente disse que o grande entrave em Mato Grosso do Sul é a demora nos licenciamentos ambientais de toda ordem, seja na área agrícola, seja na área empresarial. “Foi realizado um diagnóstico com os empresários do Estado e 80% deles reclamam do tempo de resposta em relação ao licenciamento no âmbito do Imasul. Nós entendemos que o Coema da CNI tem um importante trabalho desenvolvido em todos os estados brasileiros e precisamos desse apoio técnico para implementar o manual de licenciamento ambiental e, consequentemente, reduzir esse tempo de resposta", concluiu.

+ Acessados

Veja Também