Indígenas de sete aldeias recebem serviços de saúde para o combate a endemias

Foto: Assessoria



A Secretaria de Saúde de Rondonópolis mobilizou uma equipe para visitar as famílias que vivem na aldeia Tadarimana e outras seis aldeias da região e realizar um trabalho de saúde coletiva, principalmente evitar que casos de dengue aconteçam no local.

Médicos veterinários, agentes de combate a endemias e outros profissionais da Saúde formaram uma equipe de cerca de 55 pessoas que passaram o dia visitando casa por casa nas aldeias. Em cada residência foi verificada se havia algum ponto de proliferação da larva do mosquito, como garrafas, tampas de garrafas, lixo e outros objetivos que podem acumular água.

A gerente do departamento de Saúde Coletivo do município, Gil Machado, acompanhou o trabalho nas aldeias e comentou que onde foram encontradas larvas do mosquito ou locais propícios para o seu crescimento foi feito um trabalho mais efetivo de conscientização, explicando para os moradores como proceder no combater ao crescimento de larvas e acabar com o aparecimento de novos mosquitos. Além disso a equipe também passou instruções para os agentes indígenas de saúde.

Mas não foram só as casas que foram visitadas. Os agentes que atuam no controle de endemias fizeram a borrifação do produto para matar o mosquito Aedes Aegypti em três escolas da região, fazendo o controle químico e o combate à dengue. No total cerca de 690 pessoas, entre adultos e

crianças, receberam os benefícios dessa ação.

Os veterinários atenderam todas as famílias que tinham animais domésticos, como cães e gatos. Foram identificados os animais que podem passar pelo procedimento de castração e também os que estão acometidos por doenças como sarna e desnutrição. Os animais que estavam em condições saudáveis foram identificados e cadastrados para fazer a castração que está sendo realizada gratuitamente pelo município.

Esses profissionais vão continuar nas aldeias nos próximos dias para fazer o acompanhamento dos animais que estavam doentes e com isso fazer o tratamento adequado para cada tipo de enfermidade.