Índice de pontualidade dos aeroportos do País é de 95,6%

Redação PH

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Índice de pontualidade dos aeroportos do País é de 95,6%

O índice de pontualidade nos aeroportos do País atingiu, durante a primeira semana de competições olímpicas, a marca de 95,6%. A taxa foi aferida entre 31 de julho e 6 de agosto, considerado um dos picos de demanda aeroportuária durante o evento esportivo.

Nos aeroportos deSantos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM), Brasília (DF), Confins (BH), Campinas (SP), Gurulhos (SP) e Congonhas (SP),que concentram maior volume de chegadas e saídas para a Olimpíada,foram transportados cerca de 2,87 milhões passageiros, dos quais aproximadamente 595 mil nos dois aeroportos do Rio de Janeiro. Só o aeroporto de Guarulhos (SP) movimentou mais de 715 mil passageiros na primeira semana do evento.

O patamar de atrasos foi de 4,4%. A meta do governo brasileiro é manter pelo menos 15% desses atrasos abaixo de 30 minutos do horário de partida dos voos.

“Em cinco anos de realização de eventos de alta demanda, nunca se viu índices tão baixos como este em tão complexo tipo de operação. Chegamos a registrar 0% em alguns aeroportos, o que aproxima operação da perfeição técnica”, analisou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Durante a Copa, o atraso médio foi de 8,8%.

Avaliação

A Secretaria de Aviação Civil ainda analisou a opinião dos passageiros sobre a qualidade dos serviços. A experiência de chegada e saída dos terminais manteve o padrão de excelência oferecido em dias comuns nos aeroportos do País. Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação apurada chega a 4,19.

Em aeroportos como o Galeão (RJ), principal terminal para quem vai aos Jogos Olímpicos, a nota da primeira semana do evento foi maior do que a média apurada em épocas de fluxo normal e chegou aos patamar de 4,16, contra 3,91 no último trimestre e 3,79 na Copa do Mundo, representando uma melhora de quase 10%.

O aeroporto de Guarulhos (SP), com média 4,61, está no topo do ranking de satisfação do período considerado; já o aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou com 4,24.

Desempenho

Nos nove aeroportos monitorados pela pesquisa, o tempo médio de espera na fila docheck-indoméstico foi de 11 minutos; enquanto nocheck-ininternacional, a fila durava cerca de cinco minutos. A inspeção de segurança (doméstica e internacional) estava livre de filas, o que fez com que o passageiro fosse liberado em média após um minuto.

A bagagem doméstica foi restituída em 24 minutos, e a internacional, em 55 minutos (desde a aterrissagem até o momento da retirada dos pertences). Já os procedimentos de imigração e emigração demoraram de dez a três minutos, respectivamente.

O número total de partidas programadas nos nove aeroportos, no período, foi de 9.250. Santos Dumont e Galeão, juntos, somaram 2.133 deslocamentos, enquanto o aeroporto de Guarulhos, sozinho, teve 2.022. Nesse período, cerca de 42 chefes de Estado utilizaram os serviços, além de chefes de governo e autoridades internacionais.

Segundo o relatório Liga Mundial da Pontualidade 2015, elaborado pela consultoria britânica OAG, especializada em inteligência de mercado de aviação, seis aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo. A pesquisa foi realizada com 900 companhias aéreas, 50 milhões de voos e quatro mil aeroportos

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