Indicações pedem reestruturação do Instituto dos Cegos de Mato Grosso

Paulo Araújo apresenta indicações para Juara e Cuiabá

Indicações pedem reestruturação do Instituto dos Cegos de Mato Grosso

Benefícios importantes para áreas de educação e esporte e lazer foram solicitados durante sessão plenária nesta última quinta-feira (11), pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), em prol do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, (ICEMAT) em Cuiabá.  O Instituto dos Cegos é uma entidade filantrópica de extrema importância que atende os 141 municípios do estado.

O deputado solicitou via indicação n° 3040/19 ao governo do estado com cópia ao secretário de estado de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo acerca da necessidade de viabilizar a estruturação do laboratório de Estimulação Visual para o ICEMAT.

Outra solicitação, indicação n° 3042/19, foi para a secretaria de Estado de Educação, Angelica Kliemaschewsk, pedindo a implantação da Reabilitação Visual, dentro do Instituto dos Cegos.

Além disso, foi solicitada, via indicação n° 3041/19, ao secretário de Cultura Esporte e Lazer, Allan Kardec, a necessidade de viabilizar uniforme para os atletas do Instituto dos Cegos. O parlamentar solicitou a possibilidade da manutenção de combustível para transporte escolar.

O presidente do ICEMAT, Udeilson Cesar de Arruda, justificou o pedido ao parlamentar devido à luta da entidade em prol da inclusão educacional das pessoas com deficiência visual em todo estado.

Instituto de Cegos – O Instituto de Cegos de Mato Grosso foi fundado em 1979 e, desde então, trabalha para aumentar a inclusão das pessoas com deficiência visual. Seus associados têm faixa etária entre 18 e 35 anos. Porém, segundo os administradores, a unidade também atende algumas crianças e idosos, que procuram a entidade principalmente pelas atividades lúdicas oferecidas. Entre as ações importantes disponíveis no Icemat está a alfabetização em braile, que permite uma socialização maior do portador de necessidades especiais.

Dentre atividades essenciais os associados participam de aulas de locomoção, mobilidade e orientação, as quais garantem independência ao cidadão, tanto na vida pessoal, quanto social. A partir desses ensinamentos, o participante tem, por exemplo, a possibilidade de andar sozinho pela cidade.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Destas, 582 mil são cegas e seis milhões têm baixa visão. Em Mato Grosso, 5,1 mil pessoas são cegas e outras 91,4 mil possuem grande dificuldade visual.

+ Acessados

Veja Também