Indea reúne médicos veterinários e agentes fiscais para capacitação sobre defesa sanitária animal

Indea-MT

Indea-MT

Treinamento está sendo realizado no auditório da Associação dos Criadores de Suínos do Estado (Acrismat), no Centro Político Administrativo. - Foto por: Assessoria Indea

Indea reúne médicos veterinários e agentes fiscais para capacitação sobre defesa sanitária animal

Evento visa levar atualizações na área de defesa sanitária animal aos profissionais que integram o órgão na Capital

Começa nesta quinta-feira (29.02), em Cuiabá, o II Encontro de Reuniões Regionalizadas da Defesa Sanitária Animal, promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). O evento reúne cerca de 80 médicos veterinários e agentes fiscais que compõem o quadro de servidores do órgão na Capital e visa levar as mais recentes atualizações administrativas e técnicas na área de defesa sanitária animal.

O encontro, organizado pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (CDSA), é realizado no auditório da Associação dos Criadores de Suínos do Estado (Acrismat), no Centro Político Administrativo e segue até sexta-feira (01.03).

Além de palestras, o evento também terá aula prática, nesta sexta-feira (01), exclusiva para médicos veterinários. A capacitação será na área de anatomopatologia, ministrada por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na sede da Estancia Bahia Leiloes, na BR-364, KM 395. O objetivo é visa preparar os veterinários para realizarem a coleta de material do animal em processo de investigação de doença dentro do padrões necessários para análise no laboratório da Universidade.

“Atualmente, os nossos médicos veterinários já são treinados para a coleta de material com destino ao laboratório do Mapa, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, e esse treinamento vem para ser uma nova sistemática de diagnóstico diferencial de análises clinicas de animais, para chegar a um diagnóstico conclusivo para o produtor rural”, explica o coordenador da CDSA do Indea, João Marcelo Néspoli.

Além de Cuiabá, o II Encontro de Reuniões Regionalizadas da Defesa Sanitária Animal percorrerá ainda seis cidades: Sinop, Cáceres, Juína, Primavera do Leste, Água Boa e Colíder.  Nessas cidades, serão capacitados mais 350 profissionais, entre médicos veterinários e agentes fiscais.

+ Acessados

Veja Também