Imac apresenta nova equipe executiva

Redação PH

Redação PH

imac apresenta nova equipe executiva

Imac apresenta nova equipe executiva

Foi publicado pelo Governador Pedro Taques no Diário Oficial desta terça (31.01), os nomes dos novos gestores do Instituto Mato Grossense da Carne (Imac). Com a saída de Luciano Vaccari, quem assume a presidência é Wagner Bacchi. O novo diretor de Operações será Cândido Rosa Júnior e Gilberto Gomes continua como Diretor Administrativo e Financeiro.

O novo presidente avalia que este é o momento para novos avanços. “Estamos prontos para iniciar os trabalhos. A expectativa é receber o aporte do Governo e começar a operar em alguns frigoríficos parceiros do Estado. Nosso selo fará da carne de Mato Grosso um produto desejado por todo mundo que aprecia e valoriza a qualidade”, comenta Bacchi.

Selo Imac

Com um projeto inédito no Brasil, o Imac apresentou recentemente como funcionará o sistema de emissão dos selos de qualidade, que envolve desde o produtor até chegar ao consumidor final. O sistema é 100% seguro, todo informatizado, feito com a mais alta tecnologia, e somente o Imac pode gerenciar. Um aplicativo que permitirá ao produtor acompanhar em tempo real todo o processo de abate do seu gado e um código de barras permitirá que o consumidor saiba toda a origem daquele animal.

A carne que recebe o selo tem toda a garantia de procedência, de rastreabilidade e de sanidade e isso, resulta em um produto de alto padrão de qualidade com mais durabilidade nos estabelecimentos comerciais. “Isso tudo fará com que os produtores passem a enxergar o seu produto com mais apreço e também possibilitará o aumento do valor bruto da produção que elevará os rendimentos fomentando toda a cadeia”, pontuou Bacchi.

Como funciona

O Governo criou o Imac, mas, a participação é voluntária. Os que aderem devem preencher alguns requisitos: rastreabilidade, indicadores socioambientais e o cadastro ambiental rural (CAR). Após esta etapa, os que estiverem 100% de acordo com os critérios se habilitam ao Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne – SEIIC que é gerenciado apenas pelo Imac. Só então a carne poderá receber o selo: Imac – Carne de Mato Grosso.

Hoje, o Estado conta com 40 frigoríficos, porém, apenas 22 estão ativos. A ideia do Imac é abater 100% dos animais do Estado, iniciando pela Marfrig, em Tangará da Serra que hoje tem abate de 1.200 animais/dia. Quando o sistema estiver operando em todos os frigoríficos de Mato Grosso, o Instituto acredita atingir entre 1,5milhão a 2milhões de cabeças/ano certificadas pelo Imac. A previsão é que as primeiras remessas de carne com o selo Imac sejam entregues entre março e abril deste ano.

O presidente do Instituto ressalta que vem dialogando com várias entidades, entre elas, Universidades, Embrapa, Ministério da Agricultura com objetivo de promover pesquisas de qualidade que auxiliem o produtor e o consumidor na tomada de decisão. Cumprindo todos os passos, o Imac espera atingir os mais exigentes mercados compradores de carne, nacionais e internacionais.

+ Acessados

Veja Também