Idosos recebem orientação para redobrar cuidados no trânsito com o envelhecimento

Os cuidados com os idosos são diferenciados, pois há uma fragilidade específica com o processo natural do envelhecimento - Foto por: Detran-MT

Idosos recebem orientação para redobrar cuidados no trânsito com o envelhecimento

Uma palestra interativa para 75 idosos foi realizada na terça-feira (24.09), na Legião da Boa Vontade, em Cuiabá, em alusão à Semana Nacional do Trânsito. A palestra foi promovida pela Gerência de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com orientações quanto à importância dos cuidados com a adaptação do trânsito à realidade dos idosos.

Conforme Zoraide Urcino, analista do serviço de trânsito, os cuidados com os idosos são diferenciados, pois há uma fragilidade específica com o processo natural do envelhecimento.

“Visão, audição, equilíbrio são afetados e ainda há o enfraquecimento dos ossos e musculatura. São situações que afetam a capacidade cognitiva do idoso, característica fundamental para enfrentar o trânsito”, falou.

Segundo Zoraide, foram abordados temas como atenção ao trafegar à noite, uso de sombrinhas e guarda-chuvas, treinar a certificação de que o condutor pode enxergar o pedestre antes de atravessar, subir e descer de veículos devagar, dentre outras importantes dicas para garantir a segurança de idosos no trânsito.

Na Capital, ainda foram realizadas atividades em diversas escolas de Cuiabá e Várzea Grande, blitzes educativas nas ruas e palestras sobre direção defensiva em empresas somando. Pelo menos, 2,7 mil pessoas receberam orientações durante a Semana, que tem o intuito de fortalecer a conscientização da população para um trânsito seguro.

No interior

No interior do Estado foram realizados cerca de 800 atendimentos. Na 56ª Ciretran, em Marcelândia, o foco foi as crianças. As ações se concentraram nas escolas Espaço Criança, Estadual Paulo Freire e Colégio Tiradentes. Segundo a servidora da Ciretran, Evelani de Oliveira, as crianças se divertiram com palestras e brincadeiras e puderam aprender mais sobre o cuidado no trânsito.

A 13ª Ciretran, em Dom Aquino, promoveu o “cinema ao ar livre” e “passeio de trenzinho” na cidade, um projeto em parceria com cooperativas e mercados da cidade, atraindo um público de 200 pessoas entre idosos, adultos e crianças.

Na 4ª Ciretran, em Cáceres, a equipe da Escola Pública de Trânsito promoveu o curso de direção defensiva para motociclistas, que durante três dias de evento atingiu o público de 80 capacitados.

Em Pedra Preta, a 41ª Ciretran realizou palestras educativas, apresentação de teatro com o tema trânsito e panfletagem no comércio e em residências, todos com o foco em proporcionar momentos de reflexão sobre a segurança no trânsito e cuidados básicos a serem tomados enquanto pedestres e condutores.

+ Acessados

Veja Também