Idosos e profissionais da saúde são prioridade na primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Idosos e profissionais da saúde são prioridade na primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe

Ao longo da semana, as prefeituras municipais seguem na gestão da campanha de vacinação contra a gripe influenza A/H1N1 , atendendo prioritariamente, em sua primeira fase, idosos e trabalhadores da área da saúde. Mas nesta manhã, as remessas entregues às unidades básicas de saúde esgotaram rapidamente.

Estavam previstas 94.400 doses para Mato Grosso, porém o Ministério da Saúde enviou somente 72 mil. Nova remessa deve chegar já na quarta-feira (25) e então, será retomada, ainda para o público da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe influenza, na sexta-feira (27).

Com 75 milhões de doses da vacina, a campanha que teve início nesta segunda-feira (23), em todo Brasil, previne contra os três tipos da gripe influenza. A ideia é diminuir a quantidade de pessoas gripadas, no inverno que se aproxima.

Ano passado, 5800 casos da gripe influenza foram confirmados. A campanha estava prevista para iniciar em abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde como uma das medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

Acompanhe as três fases da campanha

Nesta primeira etapa, devem ser vacinados somente idosos e profissionais da saúde. Como a orientação é evitar aglomeração, a fim de mitigar a propagação do COVID-19, os municípios já foram informados para estruturarem suas vacinações em lugares arejados.

A segunda fase da campanha deve começar no dia 16 de abril e terá como público-alvo os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.

Na última fase, prevista para iniciar a partir de 09 de meio, devem ser vacinados crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 anos e 59 anos de idade. De acordo com a área técnica, a meta é vacinar 847.137 pessoas integrantes de todos os grupos prioritários em Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também