Idosa recebe cinco doses de vacina contra Covid após erro médico

Mulher de 67 anos recebeu as doses em Israel

Foto: CDC/Unsplash

Enquanto o mundo se mobiliza para conseguir vacinar contra a Covid-19, uma idosa de 67 anos acabou recebendo cinco doses do imunizante da Pfizer/BioNtech após um erro médico em Isarel.

De acordo com o jornal local Jesusalem Post, a mulher está em observação e não apresentou efeitos adversos a superdosagem. Enquanto uma dose normal tem cerca de 30 microgramas da vacina, ela recebeu um frasco inteiro, com 150 microgramas.

Essa é a segunda vez que uma pessoa recebe uma dosagem desse tipo em Israel, o primeiro paciente que acabou tomando um frasco inteiro do imunizante não apresentou efeitos colaterais sérios e já está recuperado.






“Depois de tantos pacientes, a enfermeira, que às vezes está acostumada a injetar todo o conteúdo — não para esta vacina, mas em geral — se engana e pega todo o composto. Estou surpreso que tenha acontecido apenas duas vezes”, explicou o chefe do laboratório.

O médico ainda conclui dizendo que nenhuma reação adversa é esperada, já que foram feitos testes com superdosagens durante as pesquisas e a quantidade extra foi tolerada pelos voluntários.