Ideb da rede municipal de Jaciara supera meta e fica a frente dos demais municípios do vale

ideb da rede municipal de jaciara supera meta e fica a frente dos demais municípios do vale

Enquanto a rede estadual de ensino de Mato Grosso teve mais um desempenho pífio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a rede municipal de Jaciara melhorou consideravelmente e superou a meta projetada. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo a secretária municipal de Educação, Lúcia Marcidelli, o Ideb avalia as disciplinas da língua portuguesa e matemática e conforme o índice, o ensino fundamental das escolas municipais E.M. Maria Villany Delmondes e E.M Magda Ivana teve média acima da meta estabelecida para 2015.
“A Escola Municipal Magda Ivana que tinha meta projetada de 4.9 alcançou com pontuação de 5.4. Já a Escola Municipal Maria Villany Delmondes, que tinha a meta projetada de 5.4, superou com 6.7. Isso significa um aumento considerável no ensino da rede municipal”, destaca a secretária.
A educação municipal de Jaciara além de ter superado a meta projetada ficou com a melhor pontuação entre os quatro municípios que engloba o Vale do São Lourenço, assim como também a frente de Rondonópolis.
Nos anos iniciais ficaram as seguintes notas: Jaciara 6.2, Rondonópolis 525, Juscimeira 5.7, São Pedro da Cipa 5.4, Dom Aquino 3.9. E nos anos finais Jaciara também ficou na primeira colocação comparando as cinco cidades da região Sul citadas: Jaciara 5.2, Rondonópolis 4.7, São Pedro da Cipa 3.8 e Dom Aquino 3.5.
Para celebrar os resultados alcançados no Ideb municipal, o prefeito Ademir recebeu na manhã desta segunda-feira os diretores das escolas Maria Villany Delmondes Márcia Cristina Ferreira Farias e da Magda Ivana Amadeo Silva de Carvalho, além da coordenadora Madalena Caixeta e secretária Lúcia Marcidelli.
Na oportunidade o diretor da E.M Magda Ivana, Amadeo Carvalho, ressaltou que a educação não é uma tarefa isolada e sim uma força tarefa que envolve vários setores.
“Primeiro vem as politicas publicas de ensino, que é investimento na infraestrutura, melhoria de salário, entre outros. Outro fator é a gestão, tanto do secretário de Educação quanto a gestão escolar, onde também envolve a participação dos pais na vida dos alunos”, frisa Amadeu.
A diretora da Escola Municipal Maria Villany, Márcia Cristina, agradece ao professores das escolas com o apoio pedagógico fundamental e a todos que direta e indiretamente contribuíram para o bom resultado. A nossa meta foi alcançada em 2013 e agora superamos em 2015.
Para o prefeito Ademir Gaspar de Lima, o aumento do índice é resultado do excelente e intenso trabalho pedagógico da coordenação da Secretaria Municipal de Educação juntamente com os coordenadores e professores das instituições de ensino municipal.
“Nossa gestão, valoriza a educação e seus profissionais os quais são os pilares da qualidade do ensino juntamente com a gestão democrática, o que implica no aprimoramento da formação inicial e na formação continuada, que acontecem nas unidades escolares e no Núcleo de Tecnologia do Município”, finaliza o prefeito.
Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede pública, por exemplo, é de uma nota 5,7. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.