Idealizado pela primeira-dama de MT, programa SER Família Capacita forma primeiras turmas

Picture of Setasc-MT

Setasc-MT

Governador Mauro Mendes e primeira-dama, Virginia Mendes, lançam programa SER Família Capacita - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Idealizado pela primeira-dama de MT, programa SER Família Capacita forma primeiras turmas

Compartilhe:

Com um pouco mais de três meses de existência, o Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, já formou 420 pessoas até o momento, em 39 turmas finalizadas em 10 municípios. O objetivo é que até o final do Programa, que tem duração de dois anos, sejam formadas 2.500 turmas de qualificação profissional. 

De acordo com a primeira-dama do Estado, as primeiras turmas de formandos servem de motivação para os próximos inscritos. Ela também destacou a particularidade dos cursos adaptados para necessidade de cada região.

“Com certeza os profissionais que estão se formando já têm novas perspectivas e são motivações para outros começarem a qualificação. O SER Família Capacita tem uma especificidade: de forma muito inteligente, ele foi pensado para atender a demanda de cada região e isso é maravilhoso, porque o profissional termina o curso sabendo que terá uma oportunidade. Esse é apenas o início de uma grande mudança na vida dessas pessoas. Agradeço ao Governo do Estado por tornar esse programa uma realidade, sendo o maior investimento em capacitação da nossa história, também à Setasc, com o gerenciamento do programa, ao grande parceiro Senai, e os gestores municipais e primeiras-damas municipais pelo engajamento”.

Por meio do SER Família Capacita, o Governo de MT visa capacitar a população mais vulnerável, dando oportunidade para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho e mudar suas vidas. 

Ser Capacita 2023
Créditos: Dani Danchura

Na última sexta-feira (28.07), duas dessas turmas foram concluídas: uma de costura e outra de confeitaria, num total de 34 formandos. O encerramento das aulas contou com a presença da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, que parabenizou os formandos pela persistência em permanecer e concluir o curso.

“Os parabéns são pra vocês, que, com todos os obstáculos, não desistiram, superaram e com certeza terão muitos frutos. Desejo, em nome do Governo de Mato Grosso, e da nossa primeira-dama Virginia Mendes, que Deus abençoe a vida de vocês e que possam levar o Programa SER Família Capacita para amigos e famílias, porque as vagas são gratuitas. O Governo do Estado está patrocinando esses cursos para que tenhamos uma mão de obra local capacitada e que ocupem realmente essas vagas de emprego no mercado de trabalho”, disse.

Ser Capacita 2023
Créditos: Dani Danchura

Grasi ressaltou o comprometimento dos formandos para concluírem os cursos, principalmente as mulheres.

“A gente sabe que não é fácil, principalmente para nós, mulheres, que muitas vezes têm filho, tem que deixar em casa, achar alguém pra cuidar, e a gente supera tudo isso, chega ao fim do curso e recebe o certificado, e mais do que isso, o aprendizado. Podem tirar tudo da gente, mas o conhecimento, aquilo que a gente se dedicou pra aprender, isso ninguém tira”, completou.

O gerente de Educação Profissional do Senai-MT, Marcos Ribeiro, também esteve presente e parabenizou as turmas pela conclusão dos cursos.

“Parabéns para vocês que concluíram essa formação. Esse é um momento muitobacana de celebrar e que não termina aqui, pois terminaram um curso e existem outras vagas em outras formações, complementares a essa que vocês concluíram, ou ainda que são paralelas a essas. Busquem, informem as famílias da disponibilidade desses cursos. Todos têm essa possibilidade de formação profissional”, afirmou.

A agora confeiteira Giordany Margareth de Oliveira, 22 anos, formada pelo SER Família Capacita, agradeceu ao Governo do Estado e a primeira-dama Virginia Mendes por terem proporcionado a oportunidade de fazer o curso por meio do Programa.

“Estou muito grata, porque é uma coisa que sempre sonhei, e o Governo proporcionou isso pra mim. Nas duas primeiras semanas a professora explicou tudo pra gente sobre contabilidade, sobre formas, bolos, desde um menor suspiro até um bolo confeitado. É surreal, é algo que vou levar pra vida. Obrigada, primeira-dama, o que eu posso dizer é que estou sentindo é gratidão. Não tem outra palavra para descrever tudo o que eu vivi aqui. Obrigada por você ter proporcionado isso pra gente. Se não fosse o SER Família Capacita eu não conseguiria ter feito esse curso, por isso agradeço muito”, enfatizou.

Ser Capacita 2023
Créditos: Dani Danchura

Janaina Pinheiro, que também se formou em confeitaria, contou que o curso é muito bom, porque deu a todos uma noção de empreendedorismo.

“Eu mesma fazia confeitaria em casa e acabei ficando sem fazer um tempo, porque engravidei e tinha bebe novo. E eu não tinha essa visão de empreendedor, de conseguir custear tudo. A gente sabe fazer as coisas no grosso modo, e aqui aprendemos muitas técnicas que farão a diferença no nosso dia-a-dia”, ressaltou. 

Ser Capacita 2023
Créditos: Dani Danchura

Zenaide Silva se formou costureira e contou que cada um chegou no curso com suas preocupações, mas que saíram aliviados e muito felizes. 

“Todos estão saindo daqui amando a costura. Quem já tinha algum conhecimento e quem não tinha também. Nós formamos um grupo e trocamos informações sobre outros cursos para podemos fazer, para irmos em frente. Isso sim é o papel do Estado, de estar instigando essas pessoas a buscarem conhecimento, a se descobrirem no mundo da costura. Muito obrigada a todos os atores envolvidos”, concluiu.

Ser Capacita 2023
Créditos: Dani Danchura

Cursos do SER Família Capacita

Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita. No local haverá o link para pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 141 municípios de Mato Grosso.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também