IBGE inicia pesquisas para Censo Agro 2017

Redação PH

Redação PH

agrihub lança série de vídeos sobre os problemas das propriedades rurais de mt

IBGE inicia pesquisas para Censo Agro 2017

Começa neste mês de outubroa coleta de dados do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vai percorrer estabelecimentos agropecuários em todo o território nacional para conhecer de perto as características e a produção.

Pelo fato de Mato Grosso possuir dimensões territoriais bastante extensas e ter vocação consolidada no segmento agrícola, o Governo do Estado, por meiode suas secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), se mobilizapara apoiar a iniciativa no Estado.

Oobjetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa. O IBGE realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária: o Censo, no entanto, é a única que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para as outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro.

O Censo Agropecuário fará a coleta dos dados até fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, aqual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.

Importância

Os resultados do Censo Agro constituem-se em fonte única de informações fundamentais para a formulação e avaliação de políticas públicas, para estudos acadêmicos, desenvolvimento de projetos de instituições de pesquisa e para decisões quanto a investimentos públicos e privados. Propiciam também análises comparativas de indicadores agropecuários e ambientais de organismos nacionais e internacionais, como é o caso dos indicadores para monitoramento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O Censo Agropecuário é essencial para: o dimensionamento de áreas cultiváveis, dos níveis de produção de alimentos e da criação animal; a sinalização da utilização e aplicação dos implementos e instrumental agrícola; a quantificação de trabalhadores rurais e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade, etc.; e a classificação dos padrões de obtenção e ocupação do território nacional em atividades agropecuárias.

* Com informações do portal IBGE

+ Acessados

Veja Também