Ibama emite licença ambiental e Wellington vê BR-080 como principal eixo de desenvolvimento

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ibama emite licença ambiental e Wellington vê BR-080 como principal eixo de desenvolvimento

“Finalmente, Mato Grosso poderá acessar a Ferrovia Norte/Sul e escoar a produção agrícola com preços mais competitivos”. A comemoração é do senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes, ao se referir à emissão de licença, por parte do Ibama, para a instalação da ponte sobre o rio Araguaia, obra fundamental para a pavimentação do trecho da BR-080 entre Ribeirão Cascalheira (MT) e São Miguel do Araguaia (GO).

A licença de instalação foi emitida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que prevê a pavimentação de 190 km.

Segundo o senador, a rodovia vai se transformar em um dos principais eixos de desenvolvimento para a região do Araguaia, que poderá escoar a produção agrícola pela BR-158, passando pela BR-080 até a Ferrovia Norte/Sul e o porto de Itaqui, no Maranhão, considerado o mais estratégico para Mato Grosso.

“Os recursos para essas obras estão garantidos por emenda da bancada federal de Mato Grosso”, diz o senador.

O parlamentar também comemorou, esta semana, a notícia da conclusão da pavimentação da BR-163, no trecho entre Novo Progresso e Moraes Almeida, no Pará. O trecho de 51 km era considerado um dos mais críticos, impedindo o tráfego de caminhões no período das chuvas. A obra foi concluída numa parceria entre o Dnit e o Exército Brasileiro.

‘Finalmente, depois de mais de 40 anos, a BR-163 está totalmente asfaltada entre Mato Grosso e o Pará”, conta Wellington.

Segundo ele, a rodovia pode concentrar 50% do escoamento da safra agrícola de Mato Grosso, que tem como destino o porto de Miritituba e o mercado internacional. “Além disso, a pavimentação deve reduzir o custo do frete, aumentando a competitividade dos nossos produtos”, avalia.

A obra deve ser entregue pelo governo federal até o final do ano.

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