HPSMVG inaugura Laboratório de Análises e Centro de Imagens revolucionando atendimento

Secom/VG

Secom/VG

HPSMVG inaugura Laboratório de Análises e Centro de Imagens revolucionando atendimento

Um marco na saúde pública de Várzea Grande foi celebrado com a entrega e início de funcionamento de dois laboratórios de última geração no Hospital Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG). O investimento de R$ 2,2 milhões, em recursos próprios, direcionado para a abertura e operação de um laboratório de análises clínicas e um Centro de Imagens, que representam um passo crucial na reestruturação e requalificação da unidade hospitalar, promovida pela atual gestão liderada pelo prefeito Kalil Baracat.

O prefeito Kalil Baracat, acompanhado pelo secretário de Saúde, Gonçalo Barros, por diversos vereadores da cidade, fiscalizou pessoalmente o início do funcionamento dos laboratórios, realçando o compromisso da administração municipal com a melhoria da saúde pública para aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi marcado por uma visita técnica detalhada dos integrantes do Executivo e Legislativo municipal, ressaltando a importância dessas novas instalações para o atendimento à população.

“Estamos investindo pesadamente em melhorias na área da saúde, tanto que apenas neste ano de 2023, já investimos 20,58% do total de Receitas Líquidas em Saúde Pública, quando a lei estipula 15%. Esses dois espaços distintos representam um avanço significativo, permitindo que os pacientes tenham um atendimento mais rápido, preciso e eficiente em busca de resultados que na nossa ótica é atender ao paciente e na ótica dele é ser tratado e curado. Queremos que todos os cidadãos de Várzea Grande tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, e esses laboratórios são um passo importante nessa direção”, disse o prefeito.

O diretor do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Sebastião Ney da Silva Provenzano, destacou a importância desses laboratórios para a instituição e a comunidade. “Hoje é um dia de celebração para todos nós. Com esses laboratórios, teremos resultados de exames no mesmo dia e em formato digital, o que é essencial para um diagnóstico rápido e um tratamento mais eficaz, lembrando que exames e seus resultados permitem aos profissionais médicos, enfermeiros, ou técnicos um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficiente”.

O Secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, pontuou: “Estamos trabalhando incansavelmente para fortalecer o sistema de saúde em Várzea Grande. Esse laboratório e o Centro de Imagens são parte desse esforço contínuo para oferecer um atendimento de qualidade aos nossos cidadãos”.

As duas empresas contratadas para operar os laboratórios são o Instituto de Saúde do Santa Rosa, responsável pelo Centro de Imagem, e a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), que presta serviços de laboratório de análise clínica. Antes da inauguração desses espaços, os pacientes precisavam ser deslocados para realizar exames de imagem, e os exames laboratoriais demoravam cerca de dois dias para ficarem prontos. Agora, os resultados de ambos os tipos de exames são disponibilizados no mesmo dia, de forma online, agilizando o diagnóstico e melhorando o atendimento no HPSMVG.

O centro de imagem, agora instalado no HPSMVG, oferece uma ampla gama de exames, incluindo ultrassons e tomografias para diversas partes do corpo, proporcionando diagnósticos mais precisos e rápidos. A exemplo de tomografias de crânio, tórax, abdômen, angiotomografias em geral, tomografias de cervical, da coluna, lombar, pelve, bacia, sacro, além de tomografias em geral de membros inferiores e superiores.

Maria das Dores Gonçalves da Silva, diretora Técnica do HPSMVG, enfatizou o impacto positivo nos atendimentos de urgência e emergência: “Agora, todos os exames de urgência e emergência ficam prontos no máximo em duas horas, o que vai acelerar a resolução dos casos e melhorar a assistência aos pacientes”.

O início dos trabalhos contou com a presença de diversos vereadores que prestigiaram a iniciativa e enalteceram o compromisso da administração municipal com a saúde da população. As palavras dos vereadores Sargento Galibert, Enfermeiro Emerson, Jero Neto, Ider Jacinto, Ícaro Reveles, Antônio Ferreira Mendes (conhecido por “Vitamina”), Mauro da Saúde, Professora Eucaris Arruda e do presidente da Casa de Leis Pedro Paulo Tolares ressoaram com entusiasmo e elogios:

Sargento Galibert: “Essa é uma vitória para Várzea Grande. Esses laboratórios vão salvar vidas e proporcionar um atendimento de qualidade para nossa população.”

Enfermeiro Emerson: “Parabenizo a gestão pelo compromisso com a saúde. Essa é uma conquista que vai melhorar a vida de muitos cidadãos.”

Jero Neto: “Estamos vendo investimentos concretos na saúde pública. É um orgulho fazer parte dessa transformação.”

Íder Jacinto: “Esses laboratórios são um grande passo para a nossa cidade. A saúde da população é prioridade.”

Ícaro Reveles: “Agora, nossa cidade está mais preparada para atender as necessidades de saúde da população. Parabéns a todos os envolvidos.”

Antônio Ferreira Mendes, “Vitamina”: “Estamos investindo no futuro da nossa cidade com esses laboratórios. É um grande avanço.”

Mauro da Saúde: “Esses laboratórios são um presente para Várzea Grande. Eles vão contribuir para salvar vidas.”

Professora Eucaris Arruda: “Essa é uma conquista importante para nossa cidade. Vamos continuar trabalhando pela saúde de todos.”

Pedro Paulo Tolares, presidente da Casa de Leis: “Esse é um exemplo de parceria entre o Legislativo e o Executivo. Juntos, estamos transformando a saúde em Várzea Grande e demonstrando que é possível se fazer melhor e atender a todos que necessitam.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), biênio 2023-2026, Marcos de Castro Quaresma, também acompanhou a visita e pontuou: “Com a inauguração desses laboratórios de última geração, Várzea Grande dá um passo significativo em direção a um sistema de saúde mais eficiente e acessível, colocando a saúde dos cidadãos em primeiro lugar. A administração municipal reforça seu compromisso com o bem-estar da população e nós continuamos a fiscalizar incansavelmente para que sejam oferecidos serviços de qualidade na área da saúde”.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também