Hospital universitário realiza 3 dias de mutirão em duas especialidades médicas

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

Hospital universitário realiza 3 dias de mutirão em duas especialidades médicas

De 30 de novembro a 2 de dezembro, próxima semana, o Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh) realiza mutirão de cirurgias ginecológicas e de proctologia. A ação faz parte do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas, no dia 30 de novembro. A Ebserh administra o HUJM e outros 38 hospitais universitários federais, que também participam do mutirão.

O superintendente do Hospital, Francisco Souto, explica que o conjunto de hospitais universitários federais é responsável por cerca de 11% dos atendimentos do SUS no país. “Os hospitais não têm a pretensão de acabar com a fila do SUS, mas mostrar que ações coordenadas podem aliviar o sofrimento de cidadãos que aguardam atendimento há muito tempo e mostrar que há uma nova organização congregando o conjunto desses hospitais, trazendo mais força para o SUS”, pontua o gestor.

Trinta e duas (32) pessoas serão operadas durante 03 dias no HUJM. Dezesseis (16) passarão por procedimento ginecológico e outras 16 de proctologia. Hoje, a fila de espera dessas especialidades em todo o Estado, segundo informações da Central de Regulação da Capital, é de 252 pacientes, 76 de proctologia e 176 ginecológicos.

“A realização do mutirão dos Hospitais Universitários Federais, sob coordenação da Ebserh, ressalta o compromisso com o atendimento médico-hospitalar, assumido pelo governo federal com a criação da empresa. Há que se destacar que a Ebserh comanda, atualmente, a maior rede de hospitais essencialmente SUS do país. O HU, que também compõe esse sistema, participará com muita força desta atividade. Temos experiência com este tipo de atividade, o que revigora nossa missão permanente de atender o interesse público desta região”, ressalta o gerente de Atenção à Saúde do Hospital, Eduardo De Lamonica Freire.

Brasil

Em todo o país, a iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais. Cada instituição definiu as especialidades que atenderia. Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.

De acordo com o superintendente do HUJM, os hospitais universitários federais são instituições federais que trabalham com e para o SUS e que, tradicionalmente, são responsáveis pela formação dos profissionais de saúde e por atendimento de qualidade. “Por muito tempo (os hospitais) se ressentiam da falta de um olhar especial do Governo Federal. Com a criação da Ebserh, isso mudou. Além de ajudar o SUS e os pacientes que serão beneficiados diretamente com esse mutirão de nível nacional, esse evento tem também o objetivo de mostrar à sociedade que hoje formamos uma rede de quase 40 hospitais. E que estamos nos organizando para trabalhar de forma articulada e em rede. Há grande potencial de que a rede de hospitais universitários geridos pela Ebserh cresça em organização e impacto, ajudando significativamente na consolidação do SUS”, esclarece Souto.

+ Acessados

Veja Também