Honda revela detalhes da Africa Twin; motor rende 95,2 cavalos

Redação PH

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Honda revela detalhes da Africa Twin; motor rende 95,2 cavalos

A Honda apresentou nesta sexta-feira (24) a nova CRF 1000L Africa Twin na Europa, modelo que marca o retorno de nome de sucesso do passado. Nesta nova geração, a moto possui motor de 2 cilindros e 998 cc, que rende 95,2 cavalos de potência e 10 kgfm de torque. Além da opção de câmbio manual de 6 marchas, a moto terá a atualização do câmbio de dupla embreagem da empresa, com modo de funcionamento para a terra.
Antiga Honda XRV650 Africa Twin (Foto: Honda MCVPO/Divulgação)
O lançamento oficial ocorre após a empresa ter confirmado, em maio passado, o retorno da moto em versão totalmente nova, mas os detalhes técnicos não tinham sido divulgados. Com uma proposta de alta desempenho off-road e também rodar no asfalto com eficiência, a moto possui versão básica sem freios ABS e nem o novo controle de torque da empresa: o preço parte de 12 mil euros – equivalente a R$ 43,8 mil (cotação de 24/07/2015).
Seu tanque leva até 18,8 litros de combustível e, segundo a marca, a autonomia da moto pode ser de até 400 km. O peso em ordem de marcha vai de 228 kg a 242 kg, dependendo dos opcionais. A altura do assento pode variar em 20 mm, indo de 850 mm a 870 mm.
Com roda de 21 polegadas na dianteira, a moto segue a tradição da antiga Africa Twin, que fez sucesso nos anos 80 e 90. O modelo acabou se posicionando intermediariamente entre a BMW R 1200 GS e F 800 GS.
Câmbio automatizado para a terra
De acordo com a Honda, o novo câmbio de dupla embreagem, uma evolução do sistema já visto na Crosstourer e VFR 1200F, foi desenvolvido para ter melhor desempenho na terra. O usuário pode conduzir em modo 100% automático ou ainda em opção semi-automática, com trocas de marchas feitas em botão na manopla esquerda da moto.
Também possível selecionar um modo que diminuiu o efeito de arrasto nas trocas de marchas para o câmbio DCT. No caso do câmbio manual, foi baseado nos utilizados nos modelos CRF 250R e 450R de motocross, com embreagem anti-deslizante.
Ainda existe o modo S, que faz o motor e câmbio trabalharem de maneira mais esportiva e está dividido em três níveis: S1, S2 e S3. A empresa afirma que o câmbio de dupla embreagem analisa a inclinação da moto para sua atuação, o que ajudaria na terra. Outra novidade é um chamado sistema de controle de torque, também opcional, que funciona como espécie de controle de tração
Para a verão com ABS, é possível desligar o funcionamento do sistema na roda traseira, o que é indicado para o off-road. As suspensões são Showa, com garfo invertido na dianteira e monoamortececor na traseira, permitindo diversos ajustes. Os freios contam com duplo disco na dianteira e disco simples na traseira, enquanto o chassi é do tipo berço semi-duplo de aço.
Honda CRF 1000L Africa Twin (Foto: Divulgação)
Sucesso do passado
Depois de 3 das 4 vitórias consecutivas do Rally Paris-Dakar, a XRV 650 Africa Twin original foi lançada ao mercado em 1988, se tornando popular por todo o mundo.
Em 1989, sua evolução, a XRV 750 Africa Twin foi lançada, trazendo motor motor V-Twin de 742 cc, capaz de gerar 61,2 cavalos de potência.
Honda CRF 1000L Africa Twin (Foto: Divulgação)

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