Em continuidade à Operação Tolerância Zero às Facções Criminosas, policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) efetuaram a prisão de um indivíduo suspeito de depredar equipamentos do sistema de monitoramento Vigia Mais MT, programa de segurança pública do Governo do Estado de Mato Grosso. A ocorrência foi registrada no bairro Santa Clara, às 02h00min.
Durante a operação, a equipe policial avistou dois indivíduos em uma motocicleta próximo ao poste onde estão instaladas câmeras do sistema de vigilância. Ao perceberem a presença dos policiais, um dos suspeitos empreendeu fuga em direção ignorada. O segundo indivíduo também tentou se evadir, mas foi capturado após breve acompanhamento tático. No momento da abordagem, o conduzido apresentou resistência ativa, sendo necessário o uso de força física moderada e proporcional para contê-lo e realizar a prisão.
Tentativa de destruição de provas e depredação de patrimônio público
Durante a tentativa de fuga, o suspeito danificou propositalmente o aparelho celular que estava em sua posse, evidenciando uma conduta comum entre membros de facções criminosas, com o intuito de impedir o acesso às informações e comunicações registradas no dispositivo.
No momento da abordagem, os policiais constataram que o conduzido estava em posse de três câmeras de monitoramento do sistema Vigia Mais MT, todas danificadas, configurando crime contra o patrimônio público.
Histórico criminal do conduzido
De acordo com levantamento realizado pela guarnição, o suspeito possui passagens criminais anteriores:
- 2022 – Furto
- 2023 – Ocorrências diversas de polícia e desobediência
- 2025 – Furto e danos ao patrimônio
Diante dos fatos, o conduzido foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia para as providências cabíveis. O caso foi registrado sob a supervisão do Tenente-Coronel PM Silva Sá, comandante da operação, reforçando o compromisso das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas e na manutenção da ordem pública.
Se precisar de um relatório ainda mais técnico e detalhado, como um B.O. (Boletim de Ocorrência) formalizado, me avise!