Harmonização Facial

Harmonização Facial

Harmonização Facial

Eu quero fazer ‘botox’, o que eu preciso saber? Essa pergunta é frequente.

Antes de fazer o procedimento, o paciente deve conhecer algumas particularidades sobre a toxina botulínica ou o ‘botox’, lembrando que o nome dado à toxina é uma marca comercial que se popularizou. O que algumas pessoas ainda não sabem é que a aplicação atua em condições médicas e estéticas. Outro fator importante é o paciente saber que a eficácia pode variar de uma pessoa para outra, bem como o tratamento para a mesma pessoa; um exemplo simples é a idade superior a 65 anos que apresenta um efeito reduzido da toxina.

Como todo procedimento, é preciso manter alguns cuidados que influenciam no prolongamento dos efeitos do botox, o zinco é um deles. Neste caso, o paciente antes de fazer o procedimento pode verificar por meio de exames a necessidade da reposição do elemento, se não for necessário a reposição via suplementação, o paciente pode manter os bons níveis por meio da alimentação, mas deixo um alerta para os compostos fosfatados  que bloqueiam a absorção intestinal do zinco. O protocolo de suplementação de zinco+fitase por via oral é uma ótima opção, podendo melhorar a eficácia e duração do tratamento; ressalto que neste caso é preciso avaliar via exame a necessidade do suplemento.

As principais fontes alimentares de zinco incluem carne bovina, principalmente as vísceras, o fígado e rins; frutos do mar; oleaginosas cereais integrais; leguminosas e leite. Separei uma lista de alimentos que você pode inserir no cardápio, são eles: farinha de arroz; cereal de milho; peixe (pintado) assado; carne moída; músculo bovino; lombo de porco assado; peito de frango; ovo de galinha cozido; ovo de codorna; feijão preto ou carioca; castanha-do-Brasil; semente de linhaça; amêndoa torrada, dentre outros.

Cuidados para obter resultados eficazes na aplicação do botox – Após o procedimento, é preciso evitar atividades físicas, como os exercícios aeróbicos (corridas) e a musculação, por até quatro horas. Lave o rosto com um produto neutro e não aplique ácidos ou substâncias que possam irritar a pele, principalmente produtos que têm álcool na composição.

Evitar alguns movimentos como as expressões faciais, mesmo que sejam involuntários; exercícios aeróbicos intensos como é o caso da corrida, e também existem os fatores medicamentosos que podem diminuir a eficácia e até cortar o efeito do botox, como ocorre com os anti-inflamatórios, antibióticos (gentamicina, neomicina, estreptomicina),  e os antialérgicos  como a atropina, inibidores da solução butolínica.

Outro fator importante, no caso de fins estéticos a toxina age em rugas dinâmicas (aquelas ocasionadas pela atividade muscular) e não em rugas estáticas (envelhecimento natural da pele).

Algumas pessoas questionam se as marcas influenciam no tratamento. O que de fato influencia o resultado do procedimento não é a marca do produto, mas, sim, a correta técnica de manipulação, neste caso, tenha referências do profissional.

Outro dia me perguntaram sobre a aplicação de botox na gravidez. Até o momento não temos estudos suficientes sobre o uso do botox na gravidez, por isso, ele não é recomendado para mulheres grávidas, pois pode provocar diversos efeitos que não são conhecidos totalmente. Sempre recomendo a minhas pacientes que façam o teste de gravidez caso estejam planejando engravidar, o melhor é ter prudência e segurança quando se trata de saúde.

Efeito ‘vacina’ – O efeito vacina é algo questionado pelos pacientes, de fato ocorre com mais frequência em pacientes que usam unidades elevadas para fins terapêuticos, como é o caso da hipotonia muscular periférica, já na estética a quantidade da toxina é baixa, neste caso a recomendação é o retorno 15 dias após a aplicação, período  que a solução se acomoda, para verificar a necessidade do retoque, e o procedimento só poderá ser repetido de 3 a 6 meses após o tratamento. Uma nova aplicação não pode ser administrada antes de 3 meses e também não pode deixar exceder 6 meses, porque as rugas voltam a ser como antes.  Manter o protocolo do tratamento de prevenção com o botox vai evitar que a pele quebre, e dessa maneira retardar a necessidade de cirurgia plástica.

Erlice Vuaden é cirurgiã-dentista, especialista em Dentística com ênfase em estética e harmonização facial.

+ Acessados

Veja Também