Habitação inicia segunda parte da regularização fundiária do residencial Jd. Rui Barbosa

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Antônio Carmelo/Gcom

Habitação inicia segunda parte da regularização fundiária do residencial Jd. Rui Barbosa

Compartilhe:

A secretária municipal de Habitação e Urbanismo Huani Rodrigues (SMHAU), se reuniu com moradores e lideranças comunitárias do residencial Jardim Rui Barbosa na noite desta quinta-feira (14) na quadra da escola Tancredo Neves, onde deu início à segunda parte do processo de regularização fundiária dos imóveis do bairro.

Conforme a secretária Huani Rodrigues, o bairro foi criado em 2009, após uma ocupação que acabou sendo negociada com os proprietários da área na época (imobiliárias), onde os moradores acabaram negociando os terrenos para as suas moradias.

No entanto, algumas famílias acabaram ocupando áreas públicas que resultaram beneficiadas pelo programa municipal de regularização fundiária do município, que desde a sua implantação, já beneficiou pelo menos 120 famílias ocupantes de áreas públicas no bairro, tendo entregue em toda a cidade, cerca de 34 mil escrituras totalmente de graça.

Ainda conforme a secretária, esta etapa da regularização pretende atingir o restante dos moradores correspondentes há um pouco mais de 100 moradores. “Nós estamos com nossas equipes e equipamentos de banco de dados aqui no bairro fazendo contatos e orientando os moradores sobre a documentação necessária para que possa ser regularizado. Nossas equipes, estão orientando as famílias para que recebam as nossas equipes, e nos ajudem providenciando o quanto antes possível os documentos exigidos pelo cartório de registro para que possam ser beneficiados com a escritura pública”, disse Huani.

PRECURSOR

Quem também participou da reunião com os moradores foi o ex-secretário de Habitação e Urbanismo, e atual presidente do Sanear Paulo José Correia. Paulo foi o criador da secretaria de Habitação ainda em 2009, quando da primeira gestão José do Pátio. Ele foi inclusive, o responsável junto com o prefeito, pela criação/construção de mais de 40 bairros na cidade, com a entrega de mais de 30 mil moradias para a população trabalhadora.

Paulo relembrou da luta da comunidade pela posse dos terrenos e pelo direito a moradia. “Eu me lembro que ao lado de lideranças comunitárias aqui na época, muitas vezes enfrentamos as investidas dos advogados das imobiliárias, nos reunindo com o Ministério Público para defender as famílias aqui instaladas. Passados todos estes anos, vocês estão de parabéns, pois agora estão sendo beneficiados com a escritura das suas casas, graças à determinação que tiveram e por não desistir da luta”, destacou Paulo José.

Ao final da reunião, a secretária Huani comunicou aos presentes que daria celeridade ao processo de regularização, enfatizando a necessidade dos moradores colaborarem e providenciarem com a maior brevidade os documentos pendentes. “Quanto mais rápido as famílias nos entregarem os documentos pendentes, mais rápido poderemos concluir o processo e entregar as escrituras. Eu vou me reunir amanhã (15) com o prefeito José do Pátio para avaliarmos uma data mais adequada para fazermos uma grande festa social e entregarmos as escrituras das moradias, que corresponde à realização do sonho de cada um aqui”, finalizou.

Além da secretária Huani e Paulo José, também participaram da reunião a presidente do bairro Sandra, os vereadores Oseias Reis e Kaza Grande, o secretário do Gasp, Valdemir Castilho (Biliu), Wagner Santos e demais lideranças comunitárias.

Equipes da Habitação atendendo a comunidade

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp