Guiratinga dá início à vacinação contra covid-19

Médico Dr. Antônio Dourado

Guiratinga dá início à vacinação contra covid-19

O médico Dr. Antônio Dourado (75) foi o primeiro a ser vacinado pela técnica de enfermagem, Joanice Vieira de Souza (53), a segunda pessoa imunizada contra covid-19 foi a idosa institucionalizada (moradora do asilo Casa Gaetana), Maria Graças Firmino (63), a Fia. O ato simbólico foi realizado no início da manhã desta sexta-feira (22), na unidade Programa Saúde da Família – PSF 1. A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal Waldeci Barga Rosa (DEM), da vice-prefeita Fátima Martini (DEM), da secretária Municipal de Saúde Nany Nascimento. Já a idosa foi vacinada na sede do asilo. Esta é apenas a primeira etapa do processo de imunização.

A vacinação contra Covid-19 será realizada em quatro fases, sendo eles: trabalhadores da área de saúde, a população idosa – acima de 75 anos ou com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas – e a população indígena, informou o Ministério da Saúde.

Idosa Maria Firmino (Fia)

O prefeito destacou o importante momento do Brasil e de outros países que iniciaram a vacinação. “Com a vacina temos esperança de dias melhores e, logo em breve essa doença será controlada. Nós concordamos que são poucas doses, mas já é o início de um novo tempo. Todo processo vai atender as orientações estabelecidas e com transparência e, até que a vacina alcance todas as etapas vamos nos cuidar, manter o distanciamento social ,manter a higienização das mãos e continuar o uso das máscaras”, afirmou o Barga Rosa.

De acordo com a secretária de Saúde Nany Nascimento, a população precisa ter um pouco mais de paciência. “Nós tínhamos a esperança da vacina, mas ela ainda passava por estudos, outras marcas estão empenhadas para tão logo aumentar a produção, enquanto isso vamos ter calma. Para que todos tenham uma noção mais clara, nesta primeira vacinação menos de 1% da população será vacinada, porém, com os profissionais de saúde imunizados temos a garantia da segurança deles para que possam continuar o combate contra a doença”, pontuou.

Na oportunidade o prefeito lamentou as mortes por decorrência da doença. “A gente se entristece pelas perdas que tivemos com a doença, sabemos que ainda teremos problemas, mas se nos unirmos e seguir as medidas de segurança podemos evitar novas fatalidades”, ressaltou.

+ Acessados

Veja Também