Guilherme Maluf defende direitos das mulheres

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

Guilherme Maluf defende direitos das mulheres

A defesa dos direitos das mulheres tem sido uma das principais bandeiras do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). Na atual legislatura o parlamentar apresentou 11 proposições com o objetivo de promover melhorias à vida e à saúde das mato-grossenses e também apoiou projetos e iniciativas que visam combater a violência contra elas.

Dentre as propostas de sua autoria, constam 6 projetos de lei, 3 projetos de lei complementar e 2 indicações. Um dos projetos que merecem destaque dispõe sobre o fornecimento gratuito de ácido fólico para gestantes e mulheres em idade fértil com o objetivo de prevenir a má-formação fetal.

Segundo o deputado, que é médico por formação, a simples ingestão do componente é capaz de prevenir patologias neurológicas irreversíveis, iniciadas nos primeiros estágios gestacionais, que podem acarretar diversas malformações e doenças como espinha bífida, anencefalia, fissura labial, autismo e até câncer.

O projeto de lei n° 60/2016 também atribui ao Poder Público a responsabilidade de promover campanhas educativas para a divulgação da importância da suplementação de ácido fólico antes e durante a gravidez.

“A disponibilização do ácido fólico é muito importante para evitar diversas doenças. Além disso, para o Poder Público, é mais econômico distribuir essa suplementação medicamentosa do que tratar as doenças causadas pela falta dela, que exigem tratamento durante toda a vida da pessoa”, ressalta Guilherme Maluf.

O parlamentar também é autor do projeto de lei n° 226/2016, que busca assegurar o direito a todas as gestantes de realizar o Teste da Mãezinha gratuitamente durante o pré-natal e do projeto de lei n° 208/2016, que institui a Política Estadual de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Infância, Adolescência e Juventude.

“A gravidez na adolescência está relacionada a diversos problemas, por isso a política estadual que estamos propondo inclui atendimento e acompanhamento não apenas médico, como também psicológico e social das gestantes. Além disso, o projeto prevê a realização de uma série de ações em todo o estado para evitar o surgimento de novos casos”, explica.

Combate à violência contra a mulher

Como presidente de Assembleia Legislativa, durante o biênio 2015/2016, Guilherme Maluf assegurou o apoio da instituição para o desenvolvimento de projetos e iniciativas visando combater a violência contra a mulher.

Por meio do projeto “Mulheres em Ação”, lançado em outubro do ano passado, mais de 1.200 mulheres de Cuiabá e Várzea Grande vítimas de violência ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, tiveram a oportunidade de aprender uma profissão, contribuindo para a conquista da independência financeira e aumento da autoestima.

“Além de fiscalizar e propor leis, a Assembleia também tem a obrigação de colaborar com a sociedade”, destaca o deputado.

Outro projeto apoiado por Maluf durante a sua gestão à frente da presidência da ALMT foi o “Homens que agradam não agridem”, cujo objetivo é despertar a consciência da importância da participação dos homens no combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, transformando-os em parceiros das mulheres na luta por igualdade de gênero.

A pedido do deputado Guilherme Maluf, a Casa de Leis realizou ainda uma audiência pública, em dezembro do ano passado, para debater demandas visando o combate à violência contra a mulher.

“Estamos empenhados em combater a violência contra a mulher em Mato Grosso. Por isso, a Assembleia Legislativa aderiu a todos esses projetos e debateu amplamente o assunto. Queremos contribuir de forma decisiva para coibir esse tipo de crime em Mato Grosso”, afirma o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também