Grupo Flor Ribeirinha promove Vivências Culturais com dança e artesanato

Grupo Flor Ribeirinha promove Vivências Culturais com dança e artesanato

O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, realiza o projeto Vivências Culturais com ações de reconhecimento e valorização dos saberes e fazeres do modo de vida do ribeirinho e suas tradições.

O objetivo é oferecer aos visitantes o percurso histórico e cultural que tem como base, o ponto de cultura Quintal da Domingas, localizado na comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

O diretor artístico e coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto explica que Vivências Culturais, possibilita uma visita guiada ao bairro, com explanações sobre a história da comunidade e sua importância cultural.



Na ocasião, serão realizadas também aulas de dança de siriri, aulas de cerâmica e palestra sobre gastronomia local. A iniciativa surgiu devido ao grande número de pessoas que procuram o grupo para saber mais sobre a dança.

“É uma oportunidade para conhecerem a prática do siriri, e possivelmente de outras manifestações da cultura popular”.

“Ao mesmo tempo elas podem ter essa experiência e querer aplicar esse conhecimento em outra situação, como também, poder participar do Flor Ribeirinha, através de um processo seletivo”, adiantou.

Conforme a programação já definida, Vivências Culturais vão acontecer a partir do dia 14 de setembro (sexta-feira) das 8h ás 12h. Prosseguindo nos dias 20 de setembro (quinta-feira); 21 de setembro (sexta-feira); 27 de setembro (quinta-feira) e também no dia 04 de outubro (quinta-feira); e 05 de outubro (sexta-feira); sempre no período matutino das 8h às 12h.

Para Vivências Culturais no ponto de cultura Quintal da Domingas, já foram convidadas as escolas, acadêmicos, instituições sociais e outros interessados em participar.

As inscrições podem ser feitas através do site www.florribeirinha.com.br e também por meio do link disponível na página do Facebook do grupo Flor Ribeirinha. A participação tem uma taxa de almoço no valor simbólico de R$20 por pessoa, as vagas são limitadas.