Grupo de Teatro Foco apresenta nesta sexta-feira a peça “Jacuba” em Rondonópolis

Grupo de Teatro Foco apresenta nesta sexta-feira a peça “Jacuba” em Rondonópolis



O Grupo de Teatro Foco apresenta no próximo dia 12/04 Sexta Feira a peça “Jacuba”, escrita e dirigida pelo teatrólogo rondonopolitano Joelson Santos, premiado diversas vezes como ator. A peça é um drama com cenas fortes, que em grande parte acontece em um sertão fictício, recheado de manifestações de conflitos psicológicos, que pretende levar o público a refletir sobre a condição de vida de muitas famílias pobres.

O nome “Jacuba” vem de um alimento feito à base de rapadura, farinha e água, que normalmente é servido no café da manhã, é muito popular em regiões mais carentes do país. “Esse nome foi escolhido porque a peça retrata a história de uma família que passa por muitas necessidades e esse era o alimento principal deles. O roteiro dessa peça já estava pronto há cerca de dez anos, e ficou engavetado por esse tempo e agora ganha vida encenada por um elenco de jovens atores locais. A peça fala sobre superação, contando a história de uma família muito humilde e dos conflitos psicológicos e existenciais surgidos entre Maria das Graças e seu irmão Romildo, que vão enfrentando as dificuldades como a miséria, o preconceito e outras situações que surgem”, informou Joelson Santos.

Segundo o roteirista e diretor da peça, toda a história é contada com uma forte crítica social embutida na trama. “É um espetáculo tenso, que exige muito dos atores. O que queremos é mostrar como essas pessoas, apesar dos conflitos internos, das dificuldades e limitações, ainda conseguem sobreviver. A peça aborda temas como a pobreza, a fome e o analfabetismo e, com certeza, é uma agulhada na sociedade, uma forma de crítica social. Também é abordada a questão da prostituição, principalmente infantil, dos abusos sexuais, que acontecem muito entre as famílias mais carentes, assim como em outras faixas também”, contou.

Uma das protagonistas da peça, a atriz Laura Strassi, paranaense radicada em Rondonópolis, que interpreta Maria das Graças e mais duas personagens, se disse encantada pela oportunidade de encenar a trama. “Ela se cansa, por assim dizer, da miséria e vai para a cidade grande atrás de uma vida melhor para ela e para sua família. Só que ela meio que fracassa e acaba voltando para casa até pior do que saiu. Ela se envolve com a prostituição e tudo mais e retorna para sua casa viva, mas quase morta, também por assim dizer. Eu achei a peça bem legal, porque fala muito da nossa realidade. Não da minha realidade, mas de muita gente que vive muito perto da gente, com certeza”, contou.

O elenco da peça é composto pelos atores Dheysiel Barbosa, Rafhael Galvão e Laura Strassi, e conta com a produção de Edilaine Lopes e roteiro e direção de Joelson Santos. O diretor e roteirista da peça já está no mundo do teatro há 28 anos, sendo por duas vezes escolhido o melhor ator de teatro do Estado e já se apresentou dirigindo ou encenando em mais de 50 peças. Também dirigiu o filme Veneta, que está sendo finalizado e deve estrear em breve.

A apresentação da peça “Jacuba” acontece no próximo dia 12, a partir das 20 horas, no Teatro do Sesc. A peça é recomendada para pessoas acima dos 14 anos e a o ingresso pode ser retirado com 01h de antecedência e será um litro de leite em caixinha.