Grupo de mulheres de Rondonópolis cria movimento para a valorização da política

Grupo de mulheres de Rondonópolis cria movimento para a valorização da política

A última vez que uma mulher ocupou o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Rondonópolis foi na 14ª legislatura, que se encerrou em 31/12/2012. Dispostas a ampliar a representatividade feminina na política, indo contra as candidaturas “laranjas”, cerca de 50 mulheres pré-candidatas a vereadora filiadas ao Solidariedade, PTdoB, PTB, PSD, PP e Rede se reuniram na noite dessa terça-feira (08) para discutirem estratégias de campanha e receberem orientações.

O encontro, realizado em um centro de eventos na Vila Operária, em Rondonópolis, foi organizado por representantes dos partidos que integram o arco de apoio ao prefeito José Carlos do Pátio (SD), pré-candidato à reeleição. As pré-candidatas esclareceram dúvidas e receberam orientação jurídica sobre a forma correta de trabalhar na campanha, para não infringir a lei eleitoral.

Outro ponto abordado envolveu a utilização das mídias sociais durante a campanha, assunto que teve como palestrante a jornalista e influenciadora digital Marianne Brito. A primeira-dama do município, dona Neuma, destacou a importância do encontro e ressaltou que as pré-candidatas deve se reunir outras vezes.

Para acabar com as irregularidades observadas em pleitos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ser mais rígido com os partidos que fraudam candidaturas femininas para cumprir a determinação de que 30% dos concorrentes às vagas no legislativo municipal sejam mulheres. Os partidos terão que apresentar autorização por escrito de todas as candidatas, o que não vinha ocorrendo desde que o registro foi informatizado. Conforme resolução baixada pelo TSE, o juiz eleitoral poderá derrubar uma lista inteira de candidatos a vereador antes mesmo da votação, caso a irregularidade seja constatada.

Nas eleições marcadas para o dia 15 de novembro, também já estará valendo a nova regra que estabeleceu o fim das coligações proporcionais, o que significa que cada legenda deve indicar as candidatas que concorrerão.

+ Acessados

Veja Também