Grêmio e Cruzeiro avançam às semifinais da Copa do Brasil

Imortal venceu o Bahia por 1 a 0 e garantiu a classificação. Enquanto a Raposa perdeu para o Atlético, mas avançou por ter vencido o jogo de ida por 3 a 0

Grêmio e Cruzeiro avançam às semifinais da Copa do Brasil
Lucas Uebel/Grêmio

Definidos os primeiros semifinalistas da Copa do Brasil 2019! Atuando como visitantes, Grêmio e Cruzeiro carimbaram a classificação, na noite desta quarta-feira (17).

Na Arena Fonte Nova, o Imortal venceu o Bahia por 1 a 0, com um belo gol de Alisson. Enquanto no Independência, a Raposa perdeu para o Atlético-MG por 2 a 0, mas avançou na competição por ter vencido o jogo de ida por 3 a 0. Confira os detalhes das partidas:

Bahia 0 x 1 Grêmio

Bahia e Grêmio duelaram por uma das vagas nas semifinais da Copa do BrasilBahia e Grêmio duelaram por uma das vagas nas semifinais da Copa do Brasil
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio

Com o placar agregado mostrando 1 a 1, o primeiro tempo do duelo tricolor foi tanto tenso quanto intenso. As chances até foram poucas, mas boas. Embalado por 46 mil vozes, o Bahia chegou com perigo aos 25 minutos.

Ramires cruzou na área, Lucas Fonseca pegou a sobra e chutou rasteiro, mas Paulo Victor se esticou todo para fazer a defesa. Aos 33, foi a vez do Grêmio colocar Douglas Friedrich para trabalhar após finalização de André.

E logo na sequência do lance, o Esquadrão respondeu. O próprio arqueiro fez o lançamento, Gilberto escorou para Artur, que soltou o pé e viu o chute passar tirando tinta da meta gremista.

Já na marca dos 42, o Imortal voltou ao ataque. Jean Pyerre fez boa jogada e tocou para André. O camisa 90 finalizou no cantinho e Douglas salvou o time da casa.

Se a bola não entrou na primeira etapa, na volta do intervalo a história foi diferente. Aos 18 minutos, Alisson recebeu na direita, driblou a marcação e finalizou rasteiro para anotar um golaço na Arena Fonte Nova e colocar o Grêmio na frente: 1 a 0.

A partir dos 30, a equipe gaúcha passou a ter um jogador a mais em campo após expulsão de Moisés. Só que quem assustou foi o Bahia. Nino Paraíba colocou a bola na área e Fernandão testou firme rente à meta. Sem mais bola na rede, o Imortal carimbou a vaga rumo às semifinais da Copa do Brasil.

Garantido na próxima fase, o Grêmio espera pelo vencedor de Flamengo x Athletico-PR, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira.

Atlético-MG 2 x 0 Cruzeiro

Clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro definiu um dos semifinalistas da Copa do Brasil 2019Clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro definiu um dos semifinalistas da Copa do Brasil 2019
Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Só a vitória interessava para o Galo, mas não era qualquer vitória. Depois de perder o jogo de ida por 3 a 0, o Atlético entrou em campo precisando do resultado por três gols de diferença e pegou carona no embalo do torcedor para se lançar ao ataque.

Só que a pressão atleticana demorou para surtir efeito. Do outro lado, o Cruzeiro teve a primeira grande chance da partida, aos 20 minutos. Robinho colocou a bola na área e Patric na tentativa de afastar o perigo quase mandou contra a própria meta.

Cinco minutos depois, o Galo enfim chegou com perigo. Elias fez bela jogada e bateu cruzado, mas Fábio apareceu para fazer a defesa. E a partir daí só deu Atlético. Com 70% de posse de bola, o time da casa transformou o domínio em gol na marca dos 34.

Patric fez o cruzamento, Fábio Santos desviou e Cazares completou direto no ângulo do goleiro cruzeirense: 1 a 0. Na sequência, o Galo ainda teve outra boa oportunidade, mas dessa vez Fábio levou a melhor após finalização de Alerrandro.

Na etapa complementar, o Atlético continuou pressionando e teve boas chances com Otero, aos seis, e Fábio Santos, aos 14, mas esbarrou na falta de pontaria. Já aos 25, foi o travessão que impediu o gol de Geuvânio.

Nos acréscimos, a rede voltou a balançar para o time da casa. Patric aproveitou uma sobra na área e emendou uma bomba: 2 a 0 e fim de jogo. A vitória foi atleticana, mas a Raposa ficou com a vaga para as semifinais da Copa do Brasil.

Agora o Cruzeiro aguarda o classificado do confronto entre Internacional e Palmeiras. As equipes duelam também nesta quarta e o Verdão tem a vantagem do empate por ter conquistado uma vitória por 1 a 0 no primeiro jogo.