Grandes temas do agro pautam Circuito Aprosoja na região Sul

Redação PH

Redação PH

Grandes temas do agro pautam Circuito Aprosoja na região Sul

Os produtores rurais da região Sul de Mato Grosso tiveram a oportunidade de receber as palestras do 10º Circuito Aprosoja entre os dias 10 e 14 de agosto. Nos cinco eventos foram realizadas palestras informativas sobre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), mediação no agronegócio e manejo sustentável da agricultura. O circuito passou por Alto Taquari, Alto Garças, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde.

O delegado coordenador da Aprosoja em Alto Garças, Gilberto Gasparelo, elogiou a participação dos produtores rurais no evento mais importante da associação. “Estamos discutindo o futuro da agricultura. Nos últimos anos, percebemos os custos de produção aumentando e a produtividade estagnada e isso causa preocupação. Precisamos de mudanças e é isso que o palestrante Daniel Glat veio trazer para nós”, explicou.

Durante a semana de trabalho, a diretoria da Aprosoja se reuniu com os delegados de cada Núcleo para uma avaliação após o evento e também tratar de assuntos estratégicos para o setor. Nos encontros, as pautas giravam em torno de logística, vazio sanitário, classificação de grãos e eleição na associação, que ocorrerá em novembro.

Um tema que interessou bastante aos produtores rurais foi o abordado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso sobre mediação no agronegócio. O juiz Anderson Candioto explicou a oportunidade que os agricultores terão de resolver conflitos diversos com a técnica da mediação, sem precisar levar à criação de um processo judicial. Para isto, basta procurar o Fórum da comarca de seu município.

O advogado João Paulo Moreschi, presidente da Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-MT, acredita que o Brasil vive uma nova era do sistema judiciário. Ele explicou que o novo Código de Processo Civil prevê a mediação como requisito obrigatório para as petições iniciais dos advogados e que “vem para ficar”. “O Poder Judiciário está na vanguarda porque já trabalha com a mediação há seis anos. A OAB é parceira do Tribunal de Justiça, desde que resguardados os direitos dos advogados de participar das sessões de mediação e ao livre exercício da advocacia”, diz.

Em Rondonópolis, o Circuito Aprosoja ocorreu dentro da programação da Vitrine Agropec, na Exposul. Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estiveram presentes ao evento e falaram sobre a importância do agro para o país. O presidente da FPA, deputado federal Marcos Montes, disse estar impressionando com a pujança do estado de Mato Grosso. Porém, alertou para a crise vivida no país atualmente que pode refletir no carro-chefe da economia estadual.

“O que nós temos que fazer é fortalecer o setor que, querendo ou não, vive momentos difíceis. A indústria já ruiu, o comércio está ruindo pela alta da inflação, e o agronegócio, que sustenta o nosso país, não pode ficar só com o título de grande pilar. Tem-se que dar instrumentos para que este pilar seja sólido. Esse exemplo que vejo aqui, do produtor unido, buscando informação, é a vitamina para que o agronegócio se sustente”, afirmou.

O deputado federal Adilton Sachetti, coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística da FPA, explicou o trabalho sobre este tema. “Nosso trabalho é realizar reuniões com deputados, ministérios como o da Agricultura, participar de audiências públicas, por exemplo. Parecem coisas monótonas e maçantes, mas muitas vezes por meio de uma audiência pública esclarecemos uma série de gargalos da logística do país”, diz.

Para Sachetti, o maior peso em cima da logística é a burocracia. “Temos realizado uma série de ações para tirar a burocracia da logística, isto impede o desenvolvimento do agronegócio. Além disso, recentemente tivemos reuniões com alguns ministro e entregamos um mapa com os maiores gargalos logísticos do Brasil, que devem ser priorizados neste momento de crise”, conta.

Universitário – Paralelo ao evento principal, ocorre o Circuito Universitário em faculdades e universidades de Mato Grosso. O consultor e produtor rural Eduardo Godoi fala aos estudantes sobre o perfil do profissional para o agro do futuro.

+ Acessados

Veja Também