Governo Taques faz MT avançar em todos os indicadores do IDEB

Estado melhorou os índices no ensino fundamental e no médio

Governo Taques faz MT avançar em todos os indicadores do IDEB

Os investimentos estruturais e nos profissionais da Educação nos últimos anos pelo Governo do Estado fizeram com que Mato Grosso avançasse em todos os indicadores do Índice de Desenvolvido da Educação Básica (Ideb).

Os dados foram divulgados na segunda-feira (03.09) pelo Ministério da Educação e representam o compromisso da atual administração de investir nas futuras gerações de mato-grossenses.

Segundo levantamento, que é feito a cada dois anos, em 2017, o Ideb dos anos iniciais de ensino em Mato Grosso alcançou a nota de 5,8, bem acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) que era de 5,2.

Após ficar estagnada em 2011 e 2013, com nota de 5,1, a avaliação do Estado subiu para 5,6 em 2015 e 5,8 em 2017.

Nos anos finais do ensino fundamental, o Estado também está evoluindo e atingiu a nota prevista para 2019. Depois de regredir de 4,3 para 4,2 de 2011 para 2013, Mato Grosso subiu para 4,5 em 2015 e 4,9 em 2017.

Mato Grosso foi um dos oito estados brasileiros que conseguiram atingir a meta proposta para a rede pública nos anos finais do ensino fundamental no Ideb. Além de Mato Grosso, conseguiram atingir a meta proposta apenas Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Goiás.

No Ensino Médio, a avaliação estadual voltou a subir depois de passar praticamente seis anos estagnada. Em 2007, o Ideb havia registrado a nota 3,0, porém o indicador caiu para 2,9 em 2009, subiu para 3,1 em 2011, mas voltou a cair para 2,7 em 2013.

Somente em 2015 o indicador subiu para 3,0 e fechando 2017 com a nota de 3,2. Nenhum Estado atingiu a meta nacional, no entanto, Mato Grosso cresceu com relação aos últimos resultados.

“No ensino médio ainda temos inúmeros desafios no Brasil e em Mato Grosso não é diferente. Nenhum Estado atingiu a meta nacional. Mas aqui em nosso Estado conseguimos subir o indicador e vamos continuar nessa crescente devido aos investimentos que estamos fazendo, como as escolas em Tempo Integral, valorização do profissional, entre outras ações”, disse o governador.

O INDICADOR – Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio onde são aferidos conhecimentos dos estudantes em português e matemática por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação ao longo do período escolar.

INVESTIMENTOS – A melhora nos índices da Educação são reflexo da atuação comprometida da atual administração com a área, considerada essencial. “Nós já construímos 8 escolas militares e até o fim deste ano serão 12.

Antes, só tínhamos uma. Também temos hoje funcionando no Estado 40 escolas em tempo integral, nas quais o filho do trabalhador é preparado. No segundo mandato, chegaremos a 40 escolas militares e a 100 escolas em tempo integral para as futuras gerações de mato-grossenses”, disse o governador Pedro Taques.

Como avanços conquistados ao longo de três anos e oito meses, o governador destacou a realização do concurso e chamamento para 5.748 profissionais e também a valorização salarial dos professores. Em sua gestão, a categoria teve aumento de 48%.

Previstos pela Lei Complementar 510 até 2023, novos aumentos serão mantidos no segundo mandato.

+ Acessados

Veja Também