Governo se reúne com representantes do HUJM para aprimorar parcerias

Governo se reúne com representantes do HUJM

Governo se reúne com representantes do HUJM para aprimorar parcerias

O governador Pedro Taques recebeu na tarde desta segunda-feira (25) representantes do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) para tratar de parcerias e convênios entre as entidades. Na pauta, o Programa Telessaúde, que em parceria com o Estado atende pacientes do interior com serviços de saúde a distância.

O governador afirmou que pretende realizar uma visita ao Hospital para conhecer o projeto de perto, pois reconhece a importância do Hospital-Escola no atendimento à população mato-grossense. Após o encontro, a expectativa é de expansão do projeto, conta o Superintendente do HUJM, Hildevaldo Monteiro Fortes.

Ele explica que o atendimento consiste em ofertar teleconsultorias, telediagnóstico e cursos aos profissionais da rede pública de saúde, por meio de uma plataforma na internet.

“Esperamos apoio para a expansão do projeto, temos capacidade técnica para isso. É importante o apoio e o repasse do Governo para o custeio, e também para contratação de funcionários através da Fundação Uniselva”, explica.

Conforme o assessor especial da SES, Wagner Simplício, o governo do Estado é parceiro para garantir que serviços como este permaneçam atendendo toda a população.  O Governo tem uma parceria com a cedência de profissionais para ajudar no funcionamento do hospital.

Consta no relatório apresentado na reunião ao governador que entre os 17 servidores que atendem no Núcleo Técnico e Cientifico Telessaúde, oito são cedidos pelo governo. Já entre a equipe de teleconsultores, 19 dos 61 são servidores estaduais cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“O Projeto alcança os lugares mais difíceis de serem acessados e da oportunidade a pacientes e médicos do interior de ter acompanhamento on-line. Um instrumento moderno e que diminui os custos dos atendimentos”, avalia Simplício.

Também foram tratados na reunião repasse de recursos, cessão de servidores, contrato de cessão do imóvel e uma possível isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Projeto

Basta que tenha internet para o município ser atendido. O paciente pode ser fotografado e atendido tanto na parte terapêutica, como de diagnóstico. Implantado desde 2013, o projeto tem um papel fundamental para diminuir os encaminhamentos de atendimentos do interior para a Capital.

+ Acessados

Veja Também