Governo realiza Feira Tecnológica da Agricultura Familiar em Cáceres

Redação PH

Redação PH

governo realiza feira tecnológica da agricultura familiar em cáceres

Governo realiza Feira Tecnológica da Agricultura Familiar em Cáceres

Com objetivo de comemorar a valorosa trajetória da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Governo de Mato Grosso realiza até esta sexta-feira (29) a maior Feira Tecnológica da Agricultura Familiar do Estado, que ocorre no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) de Cáceres.

O Centro de Pesquisa, inaugurado em 1995 passou por um processo de revitalização para receber este evento e demais atividades de pesquisa e transferência para agricultores familiares e pesquisadores. Dez reeducandos do município e sete operários auxiliaram desde novembro de 2016.

Durante o evento, que iniciou na quarta-feira (27), mais de 700 agrônomos, pesquisadores, veterinários e agricultores familiares puderam conhecer as estações de aprendizagem da empresa, que abordam sobre a cultura do maracujá, mandioca, pecuária de leite, piscicultura e mandioca. A empresa também entregou 9 caminhonetes novas para todos os escritórios regionais, espalhados em todos os cantos do Estado.

“Não existem duas agriculturas, familiar ou empresarial. Todas são muito importantes e dão muito resultado econômico. Acontece que a pequena propriedade é desassistida, é deixada de lado, é desprezada. E ela não precisa de esmola, precisa da presença ativa do governo do estado levando informação, tecnologia, parceria, fomento, e é isso que estamos fazendo com muita dedicação”, comentou o vice-governador Carlos Fávaro, que prestigiou a Feira Tecnológica.

Segundo o presidente da Empaer, Layr Mota, a reforma estrutural do Centro de Pesquisa custou cerca de R$ 450 mil e a expectativa é que 2000 pessoas participem do evento que trás capacitação, conhecimento e tecnologia para o agricultor familiar. “Iremos reformar os outros Centro de Pesquisa da empresa, para que os pequenos produtores possam fazer ali suas aulas de campo, adquirindo o conhecimento técnico da Empaer.

Caravanas de mais de 50 municípios já passaram pela Feira Tecnológica da Empaer, que conta com o apoio da Seaf e da Prefeitura Municipal de Cáceres. A Fetragri, o Banco do Brasil, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seaf, CEDRS, associações produtivas e cooperativas se fizeram presentes no evento de aniversário da empresa.

“A Empaer, é um orgulho para nós de Mato Grosso, ajudou a abrir o cerrado, quando a estrada era ruim chegou aonde não se chegava, iniciou estudos da cultura do algodão e da soja nos anos 1980 e que hoje faz do Estado um grande produtor nacional. Merece uma feira tecnológica como essa, a altura de tudo que a empresa representa, vida longa a Empaer”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Empresa vinculada a Seaf, a Empaer atendeu em 2016 mais de 35 mil agricultores familiares e está presente em 126 municípios do Estado, com 130 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros regionais de pesquisa, seis campos experimentais e de produção e um núcleo de laboratórios com sete modalidades: solos, adubos e corretivos, fitopatologia, entomologia, controle biológico, nutrição animal, cultura de tecidos e tecnologia de sementes.

+ Acessados

Veja Também