Governo inicia construção da 3º unidade penitenciária de MT

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Governo inicia construção da 3º unidade penitenciária de MT

O Governo de Mato Grosso iniciou a construção da Cadeia Pública de Porto Alegre do Norte (1.119 Km de Cuiabá), a terceira obra num total de quatro unidades que fazem parte do maior investimento já feito por um Governo no Sistema Penitenciário do Estado (Sispen).

Em Várzea Grande, são mais de R$ 63 milhões aplicados na construção da Cadeia Pública para Jovens e Adultos (AB), a maior unidade penitenciária em edificação. Em Peixoto de Azevedo (672 Km da Capital), a obra tem previsão para ser entregue em fevereiro de 2017, e em Sapezal (529 Km de Cuiabá), está em processo licitatório.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) iniciou a terraplanagem do terreno na obra de Porto Alegre do Norte nesta primeira quinzena de agosto. Esta unidade e a de Sapezal abrirão 672 novas vagas (336 cada). Os prédios podem ser destinados a diferentes perfis de recuperandos.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes, o projeto segue as resoluções estabelecidas pelo Departamento Penitenciário (Depen), oferecendo aos recuperandos condições adequadas para o retorno ao convívio social.

“Teremos um ambiente fruto de um planejamento que considera a segurança e a humanização das unidades penais fator importante no processo de ressocialização. Dentre as instalações, estão salas multifuncional de saúde, sala de terapia ocupacional, creche, dormitório gestante, lactário, área coberta para atividades recreativas e educativas, entre outras”, informa o gestor do Sispen.

A obra é parte de uma das ações de Política de Humanização no Sistema Penitenciário, voltada ao exercício da reinserção social. O monitoramento da obra é uma das medidas do Acordo de Resultados para o ano de 2016. “Uma equipe de servidores fará semanalmente o acompanhamento da evolução da obra, realizando relatórios de acompanhamento e registros fotográficos”, explica o gestor da Saap, Fernando Lopes.

+ Acessados

Veja Também