Governo fortalece agricultura familiar no Araguaia

Redação PH

Redação PH

rodada do armazena mt reúne mais de 250 participantes

Governo fortalece agricultura familiar no Araguaia

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), realizou durante a última semana ações para apoiar os pequenos produtores do Vale do Araguaia, como a entrega de resfriadores de leite para os municípios da região, durante a 8ª Caravana da Transformação.

Nesta Caravana, foram mais de R$ 500 mil em novos resfriadores entegues para potencializar a bacia leiteira de dez municípios com eventos realizados nas respectivas cidades, com a presença do governador Taques e o Secretário da Seaf Suelme Fernandes.

Entre os beneficiados das entregas, estão 1.100 famílias que fazem parte da cooperativa Campileite, localizada no município de Campinápolis, mas que também atende os municípios de Nova Xavantina, Água Boa e Novo São Joaquim. Os pequenos produtores destas localidades receberam 25 resfriadores de leite, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT).

A cooperativa também receberá um caminhão da Seaf, no valor de R$ 180 mil, no qual será colocado um tanque isotérmico para manutenção dos trabalhos realizados pelos cooperados. “O povo que vive do leite acorda às 4h. Larga tudo que estiver fazendo e vai ordenhar as vacas, por isso esse grande investimento mostra que Pedro Taques é o grande governador que de fato se preocupa com a agricultura familiar em Mato Grosso”, disse o titular da Seaf, Suelme.

O secretário disse ainda que o órgão destinará 90 patrulhas com trator, carretinha, semeadeira e cascalheira, até o final do ano, para a agricultura familiar.

O presidente da Campileite, Joaquim José de Almeida, afirmou que em toda a história de 17 anos da cooperativa, só haviarecebido sete resfriadores e agora, de uma vez só, Campinápolis recebeu mais 10e as cidades vizinhas, mais 15. No total, a Seaf já entregou 321 resfriadores na atual gestão.

Já no sábado, a Seaf promoveu a 5ª edição do Café da Roça, que tem como objetivo promover a integração entre agricultores familiares e o poder público. Segundo o presidente do assentamento Arara de Pontal do Araguaia, Evaldo Martins, este governo demonstra que tem compromisso com a regularização fundiária, pois o atendimento do Intermat já está em sua comunidade.

O governador Pedro Taques, frisou no evento a importância do trabalho intersetorial entre Empar, Desenvolve MT, Ceasa, Intermat e com coordenação da Seaf, para que toda a demanda dos pequenos produtores seja atendida e prometeu mais prioridade nos investimentos para a agricultura familiar estadual.

O agricultor familiar Nestor Souza de 73 anos, que participou do Café da Roça, agradeceu a atenção do poder público com os pequenos produtores. “Percebemos a boa vontade neste Governo e estamos agradecidos pelo trabalho realizado. É muito importante este atendimento do Estado feito na ponta, perto dos municípios”, finalizou.

+ Acessados

Veja Também