Governo Federal transfere mais 27 pacientes de Manaus para João Pessoa e Natal

Até agora, 74 pessoas foram transferidas do Amazonas a outros estados. Transferências fazem parte do Plano de Cooperação Interestadual, coordenado pelo Ministério da Saúde

Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB)

No esforço de aliviar a demanda do sistema de saúde de Manaus diante do recrudescimento da pandemia no Amazonas, o Governo Federal viabilizou, no domingo (17/01), a transferência de mais 27 pacientes da capital amazonense para serviços de saúde de João Pessoa (PB) e Natal (RN).

A transferência faz parte do Plano de Cooperação Interestadual, executado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Amazonas. Ao todo, já foram transferidos 74 pacientes a quatro estados, além do Distrito Federal: Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Maranhão.

O translado para a capital paraibana teve início às 16h30 (horário local). Os 15 pacientes foram embarcados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu da Base Aérea de Manaus com destino a João Pessoa.






As pessoas transferidas à capital paraibana estavam internadas no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e no Hospital 28 de Agosto. Em João Pessoa, eles foram encaminhados para o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Já os 12 destinados a Natal foram acomodados no Hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A transferência dos pacientes é feita por meio de classificação de risco do protocolo de Manchester, que estabelece as prioridades de atendimento de acordo com a gravidade dos casos. O paciente que for transferido deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) estáveis, além de assinar um termo de consentimento para a transferência.

Durante o translado, uma equipe formada por sete profissionais de saúde se encarrega de garantir total assistência aos pacientes. A aeronave, com capacidade original para 40 lugares, foi adaptada para receber equipamentos e insumos hospitalares, dando total segurança e estabilidade durante a viagem.