Governo Federal adota medidas para garantir energia elétrica a pessoas de baixa renda

Governo Federal adota medidas para garantir energia elétrica a pessoas de baixa renda

O Ministério de Minas e Energia (MME) está tomando medidas para combater a crise do novo coronavírus no setor elétrico. De acordo com o ministro Bento Albuquerque, deve ser anunciado, em breve, uma medida para evitar que as pessoas de baixa renda tenham a energia elétrica cortada por falta de pagamento.

Governo Federal adota medidas para garantir energia elétrica a pessoas de baixa renda

Governo Federal adota medidas para garantir energia elétrica a pessoas de baixa renda – Foto: Divulgação/MME

Segundo Bento Albuquerque, o Ministério trabalha juntamente com o Ministério da Economia e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para isentar as pessoas de baixa renda da conta de luz durante a crise do novo coronavírus. Uma portaria foi emitida para evitar que a energia elétrica seja cortada por um período de 90 dias, em caso de falta de pagamento. De acordo com o ministro, a ação visa a tranquilidade dos usuários.

No sábado (4), o ministro se reuniu com representantes dos segmentos e atividades do setor elétrico. No final da reunião, o Ministro Bento Albuquerque reconheceu a tradição dos agentes do setor elétrico de superarem crises em conjunto, visando à sustentabilidade do setor, e agradeceu a predisposição do setor em contribuir para atravessar essa fase – “que não sabemos quando vai terminar”, disse – mas assegurou que neste contexto o MME já mantém articulações  junto aos demais ministérios e entidades do Governo visando ao momento chamado de D+1: de retomada do crescimento do Setor, com atração de investimentos nacionais e estrangeiros.

Outros setores

O MME se reuniu com representantes de setores de gás, petróleo, biocombustíveis, energia e mineração. A ação faz parte de uma série de iniciativas do ministério para acompanhar os impactos do novo coronavírus no Brasil.

“Só unidos vamos atravessar essa fase e retomar nossas atividades como antes. Todos fazem parte do problema e da solução. As medidas precisam ser urgentes”. ressaltou Bento Albuquerque

Com informações do Ministério de Minas e Energia

+ Acessados

Veja Também