Governo envia caminhões-pipa para ajudar no abastecimento de água de Tangará da Serra

Redação PH

Redação PH

com mais de 60% dos válidos emanuel pinheiro é eleito prefeito de cuiabá

Governo envia caminhões-pipa para ajudar no abastecimento de água de Tangará da Serra

O governo de Mato Grosso enviará hoje (25/10) 20 caminhões-pipa ao município de Tangará da Serra (242 km da capital) com objetivo de ajudar na captação de água do rio Sepotuba e amenizar o racionamento que há dias castiga os moradores, fato que levou a administração municipal a decretar Estado de Emergência.

A medida, classificada como paliativa, atende ao apelo dos deputados Saturnino Masson e Wagner Ramos que, em companhia do o líder do governo, Dilmar Dal’ Bosco, reuniram-se com o governador Pedro Taques, o secretário das Cidades Eduardo Chileto e com o superintendente da Defesa Civil, tenentecoronelBM Abadio José daCunha Júnior, na tarde de ontem (24/10).

De acordo com informações dos parlamentares, o nível do Rio Queima-Pé, que abastece o município, está muito baixo, o que resultou em racionamento na distribuição de água. A alternativa emergencial encontrada pela administração municipal foi buscar água no rio Sepotuba, distante 15 km da sede, para manter sistema de reservatório, mas o número de caminhões-pipa é insuficiente.

“O governador afirmou que os caminhões ficarão o tempo necessário para a regularização do fornecimento de água aos moradores. Não podemos mais permitir que as aulas sejam suspensas, como ocorreu na última semana, ou que os moradores façam filas para adquirir um garrafão, cenas que se tornaram comuns em nossa cidade”, lamentou Saturnino Masson.

Uma equipe técnica da Secretaria de Cidades também será enviada ao município para elaborar, de maneira emergencial, um projeto que permita a captação permanente de água do rio Sepotuba, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto(Samae). De acordo com o superintendente da Defesa Civil, o Rio Queima-Pé teve seus mananciais comprometidos pela estiagem e a recomposição do nível mínimo para o abastecimento de água será lenta.

"Precisamos mudar urgentemente o local de captação para o abastecimento municipal, uma vez que Rio Queima-Pé quase secou, comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal, e também para suprir a necessidade da produção agropastoril, industrial e comercial do município”, pontuou o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também