Governo e Instituições de Ensino fortalecem pesquisa no Estado após visita a China

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Governo e Instituições de Ensino fortalecem pesquisa no Estado após visita a China

A América Latina deverá ser objeto de pesquisa para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Macau, na China. A pesquisa integrada entre as duas instituições de ensino é mais um resultado da ida do governador Pedro Taques a Beijing e Xangai realizada no mês de novembro e que teve a participação de representantes da UFMT na comitiva. Além da China, o governador também esteve na Alemanha para participar da Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP23).

“Estamos fechando um acordo com Macau, onde existe um grupo na universidade que pesquisa a América Latina. Também temos grupos que pesquisam o mesmo assunto. Então, vamos fazer um acordo para que estes grupos conversem e passem pesquisar de forma integrada, até porque uma das visões comerciais para a China é a América Latina”, disse a secretária de Relações Internacionais da UFMT, Irene Cristina de Mello, que fez parte da comitiva mato-grossense.

O acordo e outros resultados após a viagem foram apresentados ao governador Pedro Taques na manhã desta segunda-feira (18.12) pela equipe da UFMT liderada pela reitora, Myrian Thereza de Moura Serra.

Além da interlocução com a universidade, a secretária de Relações Internacionais da UFMT disse que a visita serviu para conhecer as expectativas do país asiático em relação a produção de alimentos e a abertura de empresas em Mato Grosso.

“Para a universidade isso é importante porque nos alinhamos com o Governo do Estado. Além dos acordos bilaterais que fizemos com as universidades, conhecemos um pouco sobre a parte de produção e o que o Governo está fazendo de acordo comerciais. Todas estas questões políticas são importantes para universidade”, disse Irene.

Outra conquista foi a criação do Núcleo de Relações Internacionais formado pela UFMT, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) e o Governo do Estado para internacionalizar o Estado de maneira coletiva e estratégica. O Protocolo de Intenções foi assinado pelo governador durante o encontro.

A reitora da UFMT, Myrian Thereza de Moura Serra, disse que o núcleo de pesquisa é um ganho à sociedade. “Hoje tivemos o reconhecimento da importância das instituições de ensino junto com o Governo do Estado para que possamos fazer uma ação coletiva para o desenvolvimento do Estado, tendo neste processo as universidades públicas inseridas”, disse.

O governador, Pedro Taques, marcou o primeiro encontro do grupo na primeira quinzena de janeiro quando será discutido a criação de um Centro de Pesquisa sobre a Ásia no Estado.“Não vamos desenvolver Mato Grosso sem conhecimento, inovação e tecnologia. Acreditamos nisto junto com as instituições de ensino superior”, disse.

+ Acessados

Veja Também