Governo do Estado transforma vida de pequenos produtores de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

governo do estado transforma vida de pequenos produtores de mato grosso

Governo do Estado transforma vida de pequenos produtores de Mato Grosso

Nascido e criado na roça. É assim que o produtor rural de Carlinda (a 762 km de Cuiabá), Francisco de Oliveira, define a sua trajetória em Mato Grosso. O pequeno produtor começou na lavoura ainda jovem seguindo os passos do pai.

Com os irmãos ajudou na renda familiar plantando arroz, feijão, milho e café, que segundo o Francisco gerou mais retorno financeiro para a família na época. “Cheguei em Carlinda com sete anos e até hoje trabalho na agricultura, atividade que aprendi ajudado o meu pai na roça”, lembra o produtor.

Os conhecimentos adquiridos com a família e o trabalho diário no campo levaram Francisco a ocupar o cargo de presidente da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Setor Cana de Carlinda (Compasc), responsável pela produção de leite e maracujá que abastece o mercado local e indústrias de Terra Nova do Norte.

O município onde Francisco produz e outras 90 cidades foram contempladas com 740 equipamentos para a agricultura familiar entregues pelo governador Pedro Taques, secretários de Estado, autoridades locais e federais, nesta quinta-feira (29.03), na Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Várzea Grande.

O agricultor recebeu um caminhão para o transporte de alimentos. De acordo com Franscico onovo veículo chega em uma boa hora para substituir o caminhão antigo utilizado pelos 183 produtores da cooperativa. “Temos um caminhão muito velho. Ultimamente estamos gastando muito com ele, porque o caminhão está com muitos problemas mecânicos e até o momento não temos condições de adquirir um novo”, disse o presidente.

O produtor explicou que o veículo permitirá o transporte mais rápido para o mercado. “Utilizaremos o caminhão para transportar a nossa produção até a indústria e os mercados de forma mais rápido e com qualidade. Isto reflete no bolso do produtor porque evitaremos o gasto com mecânica e teremos um caminhão em bom funcionamento para atender as nossas demandas”, disse Francisco.

O presidente agradeceu o Governo do Estado pelo equipamento e a valorização da agricultura familiar em Mato Grosso. “Agradeço o governador por ter percebido que no interior do Estado existem pessoas que realmente querem trabalhar e produzir para fazer que a agricultura familiar esteja no lugar que merece dentro do cenário nacional”.

Assim como Francisco, a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Distrito do Chumbo, região do município de Poconé, Elza Claudete de Lima, também foi contemplado com um trator para fortalecer o trabalho da agricultura da região.

A associação que conta atualmente com 62 agricultores e produz banana, mandioca, quiabo, jiló, abobora e outras verduras para região também sofria com equipamento antigo. “Temos um trator velho e que não funciona. O novo trator chega em uma boa hora, porque estamos com terra precisando trabalhar e agora vamos conseguir fazer nossa lavoura”, disse a Elza.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes, disse que a o Governo de Estado não abandonará a agricultura familiar. “O Estado continuará investindo na agricultura familiar, porque acreditamos nesse povo”, disse.

Novos equipamentos

Os 740 equipamentos para a agricultura familiar entregues pela Seaf contemplaram 91 dos 141 municípios mato-grossenses, fomentando a logística e comercialização da produção de pequenos produtores, associações e cooperativas.

Os investimentos para a compra dos equipamentos, oriundos de emendas da bancada federal e estadual, com contrapartida do Executivo, totalizam aproximadamente de R$ 13 milhões e beneficiaram 63% das cidades mato-grossenses.

Foram entregues 17 caminhões, dois tanques rodoviários, 328 barracas de feira, uma van, um veículo utilitário, uma picape cabine dupla e 107 patrulhas mecanizadas sendo 28 de 75cv, 55 de 50cv e 24 de 14cv de potência.

O governador, Pedro Taques, disse que os investimentos estão transformando a vida dos agricultores familiares. “Esta é a maior entrega da história de Mato Grosso. Um trabalho junto com a bancada federal e o Governo do Estado. Na nossa administração, a agricultura familiar está mudando a realidade no campo. Temos ações em 139 municípios do Estado e agora estamos realizando está entrega com mais de 700 equipamentos.”

Em mais de três anos, o Governo do Estado entregou diversos equipamentos para atender as demandas das associações e cooperativas da agricultura familiar, povos e comunidades trazendo mais tecnologia e reconhecimento para o pequeno produtor.

Ao todo, foram entregues 524 resfriadores de leite, 243 tratores, 640 bancas de feiras, 31 motocicletas, 84 equipamentos de informática, 24 caminhões e 65 carros entre carro e caminhonetes.

+ Acessados

Veja Também